Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj promove palestra com Prof. José Miguel Wisnik sobre cultura brasileira, no encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do NE
Início do conteúdo da página

Fundaj promove palestra com Prof. José Miguel Wisnik sobre cultura brasileira, no encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do NE

Publicado: Sexta, 21 de Novembro de 2014, 11h26 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 1720

A aula de encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do NE aconteceu no Campus da Fundaj Derby, em 24 de janeiro e foi marcada pelo anúncio de uma próxima turma, já em 2015, na Região do Cariri cearense. A diretora de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca) da Fundaj, Silvana Meireles, fez o anúncio que foi referendado em seguida pelo presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando José Freire.

O curso tem o objetivo de desenvolver o processo de formação de gestores culturais e conselheiros de cultura nos nove estados da Região Nordeste do Brasil, de forma a consolidar a implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura. É fruto de uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (que vai conferir os certificados de conclusão da turma que acaba de ser encerrada). Para o próximo curso, no Ceará, a Fundaj deve firmar parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a qual já possui convênio de cooperação técnica desde novembro de 2013, na ocasião do I Encontro Interinstitucional sobre Cultura no Cariri.

A aula de encerramento foi precedida por discursos do Secretário de Articulação Institucional do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado; do vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez; do Coordenador de Atividades de Cursos Latu Sensu da Fundação Joaquim Nabuco, Miguel Espar Argerich; e da diretora Silvana Meireles e o presidente Fernando Freire.

O momento mais esperado da noite foi a palestra do músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik, que também é colunista do jornal O Globo e professor na Universidade de São Paulo (USP). Wisnik prendeu a atenção da plateia que lotou a Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj Derby, para falar de Cultura Brasileira.

Discorreu de forma didática e descontraída sobre o tema proposto, ora recorrendo à citações de Machado de Assis, ora analisando as obras de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Morais e Tom Zé, enaltecendo a cultura popular com a mesma importância dada à erudita, pela Academia. De Machado de Assis narrou resumidamente o conto “Um Homem Célebre” – a história de Pestana, compositor de polcas do Século XIX que se inspirava nos grandes mestres da música clássica, mas que diante do seu piano só conseguia produzir polcas. “Porém, não eram simples polcas, eram geniais”, pontuou Wisnik na palestra. Pestana, então, passou a vida compondo polcas que se tornavam rapidamente sucesso na sua cidade, mas vivia frustrado consigo mesmo por não conseguir ser igual ao seus ídolos Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann, entre outros.

Wisnik pontuou vários trechos de sua palestra com exercícios práticos no piano, sendo ovacionado pela atenta plateia em diversos momentos.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.