Fundaj realiza em todo o Nordeste a pesquisa “Avaliação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”
A Coordenação Geral de Educação da Fundação Joaquim Nabuco, informa que a Pesquisa sobre a “Avaliação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, está sendo realizada em todo o nordeste.
Coordenadora da Pesquisa:
Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches.
http://lattes.cnpq.br/9999855043350876
Equipe da Pesquisa
- Henrique Guimarães Coutinho-: http://lattes.cnpq.br/1473227504795143
- Juceli Bengert Lima- http://lattes.cnpq.br/7589667284368755
- Patrícia Maria Uchôa Simões- http://lattes.cnpq.br/6092765541235788
- Verônica Soares Fernandes - http://lattes.cnpq.br/3123372463341565
- Manoel Zózimo Neto-http://lattes.cnpq.br/0579208071673689
A pesquisa consiste em avaliar os principais efeitos dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em municípios do Nordeste em relação às ações da gestão municipal da educação a partir da compreensão dos Secretários da Educação e de Conselheiros representantes da sociedade civil e do governo sobre participação e representatividade na política educacional local.
A avaliação de políticas públicas educacionais vem se consolidando nos últimos anos no Brasil, tanto na perspectiva de aperfeiçoar os programas governamentais em andamento, como na intenção democrática de fornecer à sociedade, particularmente aos usuários dos programas educacionais, informações sobre as ações em desenvolvimento.
É nessa perspectiva que se insere a iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco de desenvolver a pesquisa de” Avaliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb)”.
O Fundeb consolida a Política Nacional de Educação, com a adoção de uma série de medidas com o intuito de corrigir falhas e distorções detectadas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Busca aperfeiçoar as suas ações e alinhá-las com os interesses da sociedade em relação à educação e à alocação dos recursos. Este estudo será desenvolvido em todo o Nordeste.
4.1 Metodologia
Participam da pesquisa: os nove Estados do Nordeste por meio de uma amostra de 401 municípios .
A pesquisa será realizada com os Secretários de Educação dos Municípios e com os Conselheiros Titulares do Fundeb em cada município da amostra conforme descrito abaixo
:: Lista dos Municípios Selecionados na Amostra do Nordeste
Redes Sociais