Colóquio Internacional Pós-Estruturalismo e Análise Social: A Contribuição de Ernesto Laclau para a Política e a Educação

:: Por Sérgio Ricardo Costa
Ascom/Fundaj
Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal de Pelotas – RS (UFPEL) a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promoverá no próximo dia 24/09 o Colóquio Internacional Pós-Estruturalismo e Análise Social: A contribuição de Ernesto Laclau para a política e educação. O evento será em homenagem ao filósofo político argentino, considerado um dos maiores suportes teóricos dos governos populistas da América Latina, Ernesto Laclau, que faleceu em abril deste ano.
A abertura do debate será às 8h30, com uma mesa redonda, onde os participantes comentarão a importância que o filósofo político teve em seus trabalhos de pesquisa e como utilizam as contribuições teóricas de Laclau nas suas atividades atuais. O evento irá durar o dia todo e no período da manhã haverá duas mesas. Na primeira, que está marcada para as 9h, os convidados farão uma análise sobre a política contemporânea. No segundo tempo, o assunto em debate será a educação contemporânea. À tarde haverá uma conferência, às 14h, sobre “Democracia e representação: o desafio dos novos movimentos sociais”, com a teórica política belga Chatal Mouffe, da University of Westminster de Londres.
Segundo o Diretor da Diretoria se Formação da Fundaj, Prof. Dr. Joanildo Burity, a importância da iniciativa é reconhecer a influência e contribuição do filósofo Ernesto Laclau nas pautas de pesquisa, no campo da política e ciências sociais. “Aqui em Pernambuco nos temos um dos principais núcleos de pesquisadores que trabalham com a obra de Ernesto Laclau. Devido ao impacto da sua contribuição nessas áreas, o evento foi pensado para homenagear a vida e a obra dele, com implicações para a compreensão de vários movimentos e protestos sócias que acontecem atualmente.”, ressaltou o diretor, destacando também a importância de Laclau na área da educação. “Há toda uma vertente que tem aplicado o trabalho dele aos estudos sobre currículo e política educacional é por isso que a Fundaj decidiu promover esse evento, uma vez que nos temos interesse direto na educação”, apontou.
Entre os participantes do debate estarão pesquisadores dos núcleos de formação, educação, sociologia e pós-graduação da UERJ e educadores do departamento de história da Universidade UFPEL. Além de um grupo de pesquisa sobre pós-estruturalismo político e constituição de identidade, composto por profissionais da Fundaj, UFPE e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento acontecerá no Auditório do Centro de Educação da UFPE, será gratuito e aberto ao público. Até o dia 12 de setembro cerca de 150 pessoas já haviam efetuado a inscrição no Coloquio Internacional, oriundas dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Não há limite de participantes. De acordo com Joanildo Burity, dependendo da quantidade de inscritos podem ser instalados telões no Auditório para melhor visualização da palestra. “Qualquer pessoa que tenha interesse em discutir os rumos e características da política e educação contemporânea em nível local, nacional ou global, está convidada e será muito bem vinda ao nosso evento”, afirmou.
O evento terminará com uma discussão sobre os temas abordados nas palestras, às 16h30. Às 17h, haverá o lançamento de publicações voltadas ao tema.
Serviço
As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (81)3073-6769.
Ao entrar em contatos, os interessados receberão uma ficha de inscrição que ao ser preenchida deverá ser encaminhada novamente para o email a cima.
Redes Sociais