Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Divulgado o resultado do VII Concurso Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco
Início do conteúdo da página

Divulgado o resultado do VII Concurso Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2014, 15h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1788

Foi divulgado o resultado do VII Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco: a artista Berna Reale, de Belém (PA), e o cineasta pernambucano Gabriel Mascaro receberão R$ 25 mil reais, cada, para realizar seus projetos. Podem participar do Concurso artistas visuais brasileiros e estrangeiros que residam no Brasil, e a comissão de seleção é formada por especialistas em artes visuais. 

Neste ano, a comissão avaliadora foi composta pelo artista e curador Lucas Bambozzi (SP), a curadora e crítica de arte Luisa Duarte (RJ) e o curador e crítico Moacir dos Anjos. O Concurso teve um número recorde de inscrições nesta 7ª edição: 80 inscritos. 

Desde 2007, o Edital se configura como um decisivo instrumento de dinamização da investigação e da produção da arte contemporânea no país, dada sua singularidade em um ambiente em que são quase inexistentes os programas que privilegiem a criação e a pesquisa, e não somente o produto já pronto. 

Nesse sentido, ele adensa e se adequa ao esforço institucional da Fundaj de promover a geração de conhecimento nas suas mais diversas áreas de atuação. Ademais, o Concurso é mecanismo de ampliação do já importante acervo de videoarte que a Fundaj possui, posto que os trabalhos que resultam da premiação são, a cada ano, incorporados a ele. 

BERNA REALE 

Berna Reale estudou Arte na Universidade Federal do Pará e participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e na Europa, como a Bienal de Cerveira (Portugal, 2005) e a Bienal de Fotografia de Liege (Bélgica, 2006). Recebeu o Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2009), e foi selecionada para o Rumos Visuais – Itaú Cultural (2012-2013) e PIPA (2012-2013). A violência tem sido, nos últimos anos, o seu grande foco de atenção. 

GABRIEL MASCARO 

Diretor e roteirista de Recife, se formou em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e estreou na direção com o documentário KFZ-1348 (2008), em parceria com Marcelo Pedroso. Fez "Um Lugar ao Sol", "Avenida Brasília Formosa" e "Doméstica". Entre o cinema e as artes visuais, seu trabalho já circulou nos Museus de Arte Contemporânea de Barcelona, Museu de Arte Contemporânea de Vigo, La Casa Escendida- Madrid, 32º Panorama da Arte Brasileira – MAM SP, Videobrasil, e em importantes festivais de cinema como Roterdã, CPHDox, Oberhausen, Visions du Rèel, IDFA, Munique, entre outros.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.