Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Museu de luto por Alexandre Severo
Início do conteúdo da página

Museu de luto por Alexandre Severo

Publicado: Sexta, 15 de Agosto de 2014, 16h15 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1413

Os que trabalham na Fundação Joaquim Nabuco, junto ao Museu do Homem do Nordeste, estão tomados de profundo pesar pelo trágico acidente aéreo que vitimou, aos 36 anos, o fotógrafo Alexandre Severo, integrante da assessoria de comunicação da candidatura a presidente do ex-governador Eduardo Campos. Severo participou, em agosto de 2013, da mesa “O Futuro do Passado do Nordeste” durante a realização da V Edição do Theória – simpósio que, aliando antropologia, pesquisa e fotografia,  tratou do Nordeste em transformação, nos parâmetros da museologia social.

“O ensaio de Alexandre Severo é um trabalho que revisita o Sertão tentando fugir do clichê. Um trabalho que procura entender o Sertão hoje, uma Região globalizada, central e periférica, tradicional e inovadora”, analisou, à época, o curador do V Theória, José Afonso Jr, coordenador do PPGCOM/UFPE.

Severo expôs no Theória o seu ensaio OS SERTÕES, que ilustrou a série de reportagens homônima escrita pela jornalista Fabiana Moraes e publicada no Jornal do Commercio em 2009. O caderno especial OS SERTÕES ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo naquele ano.

Severo  colaborava  entusiasticamente com o Theória desde  o seu início, e já estava inscrito para a sua sexta edição, em 2014. Tornou-se, assim, um amigo do Museu do Homem do Nordeste, que nos seus esforços de atualização, contou sempre com a presença e experiência do seu olhar apurado.

Por tudo isto, o Museu está de luto.

 

 

Imagens da palestra de Severo durante o V Theória:

 

 

 

 

 

 

 

:: Os familiares farão uma missa em memória de Alexandre Severo na terça-feira, dia 19 de agosto, às 19h, na Igreja Matriz do Espinheiro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.