Museu de luto por Alexandre Severo
Os que trabalham na Fundação Joaquim Nabuco, junto ao Museu do Homem do Nordeste, estão tomados de profundo pesar pelo trágico acidente aéreo que vitimou, aos 36 anos, o fotógrafo Alexandre Severo, integrante da assessoria de comunicação da candidatura a presidente do ex-governador Eduardo Campos. Severo participou, em agosto de 2013, da mesa “O Futuro do Passado do Nordeste” durante a realização da V Edição do Theória – simpósio que, aliando antropologia, pesquisa e fotografia, tratou do Nordeste em transformação, nos parâmetros da museologia social.
“O ensaio de Alexandre Severo é um trabalho que revisita o Sertão tentando fugir do clichê. Um trabalho que procura entender o Sertão hoje, uma Região globalizada, central e periférica, tradicional e inovadora”, analisou, à época, o curador do V Theória, José Afonso Jr, coordenador do PPGCOM/UFPE.
Severo expôs no Theória o seu ensaio OS SERTÕES, que ilustrou a série de reportagens homônima escrita pela jornalista Fabiana Moraes e publicada no Jornal do Commercio em 2009. O caderno especial OS SERTÕES ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo naquele ano.
Severo colaborava entusiasticamente com o Theória desde o seu início, e já estava inscrito para a sua sexta edição, em 2014. Tornou-se, assim, um amigo do Museu do Homem do Nordeste, que nos seus esforços de atualização, contou sempre com a presença e experiência do seu olhar apurado.
Por tudo isto, o Museu está de luto.
Imagens da palestra de Severo durante o V Theória:




:: Os familiares farão uma missa em memória de Alexandre Severo na terça-feira, dia 19 de agosto, às 19h, na Igreja Matriz do Espinheiro.
Redes Sociais