Fundaj promoveu reunião da Escola Nacional de Comitê Territorial de Educação Integral
A Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio de sua Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI), reuniram-se com coordenadores do Programa Mais Educação, que organizam Comitês Territoriais de Educação Integral. O encontro, com participantes de todas as regiões do país, foi realizado na sede da Fundação, no bairro de Casa Forte, no Recife (PE), nos dias 17 e 18 de julho.
Existem vinte e três comitês, em doze estados brasileiros, e a FUNDAJ tem apoiado sua constituição nos demais estados, por meio de fóruns e encontros em que se recolheram demandas de formação. São demandas sobre como implementar o Programa Mais Educação e como transformar suas práticas em uma política de educação integral em escolas de tempo integral.
O propósito desta reunião foi definir os próximos passos de institucionalização desse apoio da FUNDAJ e desencadear uma agenda de formação em âmbito nacional. Um deles é a parceria entre a DICEI, a FUNDAJ e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de acordo de cooperação, com formalização de apoio, em continuidade da Escola Nacional de Comitê, ancorada na FUNDAJ, e a organização de comitê gestor dessa escola, com a instituição de diretrizes e metas, para coordenação colegiada dessa estratégia formativa.
Devido ao início da liberação do repasse de recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola do FNDE para continuidade da execução do Programa Mais Educação em 2014, discutiu-se no encontro a participação da Fundaj na constituição e desenvolvimento de módulo de curso, presencial e a distância, referente ao Mais Educação dentro da agenda formativa do FNDE. O objetivo dessa formação é aprofundar o entendimento sobre a gestão financeira de diferentes ações da educação em tempo integral — acompanhamento pedagógico, jovens de 15 a 17 anos, relação escola-comunidade — ao longo dos próximos dez meses.
Redes Sociais