Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Programa de Formação de Educadores de Museus do Museu do Homem do Nordeste
Início do conteúdo da página

Programa de Formação de Educadores de Museus do Museu do Homem do Nordeste

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 17h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 2642

A Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – Meca, da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, convida, dentro do Projeto Museu Educador, para o Encontro que debate e apresenta o Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais, sob a orientação do educador Alexandre Oliveira Gomes.

Público alvo: gestores, educadores de museus e sociais, professores, mediadores e público interessado.

Dia: 14/07/2014
Horário:  14h às 17h30
Local: Sala Calouste Gulbenkian - Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Contatos: (81)  30736333 / 30736331


Alexandre Oliveira Gomes é educador de museus, graduado em História (UFC) e mestre em Antropologia (UFPE). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa de estudos do CNPq e pesquisa sobre os museus indígenas no Brasil.

Atuou como professor do Dep. de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri/URCA (2013/2014) e do Dep. de Antropologia e Museologia da UFPE (2011/2013). Trabalha em instituições museológicas desde 2000, nas áreas de mediação, pesquisa e gestão.

Tem experiência e interesse nas áreas de história e antropologia indígena, memória social, etnicidade e relações interétnicas, museus indígenas e comunitários, museologia social, políticas culturais e educacionais, gestão museológica e inventários participativos, patrimônio cultural e organização dos movimentos sociais.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Em oportuno, a pedido, é solicitado que os participantes tragam um objeto pessoal e realizem as leituras prévias,  indicadas pelo educador:

- Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.
http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf

- Aula magna do museólogo Mário Chagas, realizada no dia 18 de maio de 2012, na escola de Museologia da Unirio: Temos potencia para a necessária indignação museal? Os 40 anos da mesa-redonda de Santiago do Chile, disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=E9uFkAF54vQ ;

- Texto: Repensando o Museu Integral: do conceito às práticas, de Tereza Scheiner, publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (vol. 7, num.1/abril de 2012), que te envio em anexo e que está disponível no link:
http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v7n1/a03v7n1.pdf .

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.