Lançamento do livro sobre Bonecas e Bonequeiras, durante a Fenearte, conta com o apoio do Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj
No dia 7 de julho, durante a XV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), foi lançado o livro “Que boneca é essa? - corte e recorte de mestras bonequeiras”, com palestras das autoras do livro, a pesquisadora Macao Goes, e a fotógrafa Graça Seligman. O evento (lançamento e palestra) ocorreu na área da Rodada de Negócios do Sebrae, localizada no mezanino da Feira, no Centro de Convenções, em Olinda (PE).
O Museu do Homem do Nordeste apóia o lançamento pois, colaborou no mapeamento das mestras em Pernambuco, e, também, realizou uma exposição com os resultados das pesquisas dos Estados da Paraíba e de Pernambuco.
A proximidade da pesquisadora Macao Goes com os brinquedos populares é algo que acompanha toda a sua trajetória de vida. Em 1980, através de uma bolsa concedida pelo Governo Mexicano, estudou o brinquedo artesanal daquele país, sob a orientação do professor Carlos Espejel, dando início, daí então,a uma expressiva coleção de brinquedos populares, acervo que atingiu as 1.600 peças. Em 2008 a Coleção Macao Goes de Birnquedos Populares foi adquirida pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
Entre os anos de 1999 e 2000 Macao Goes, contratada por uma OSCIP, foi consultora do Artesanato Solidário, onde implantou dois projetos de brinquedo artesanal na Paraíba, consolidando sua trajetória profissional na área.
Dois desejos levaram Macao a escrever o livro: Que boneca é esta? corte e recorte de mestras brasileiras. O primeiro, a ausência de publicações recentes em que a mestra bonequeira apareça com rosto, nome e sobrenome. Muitas das artesães retratadas no livro estão com mais de 75 anos. O Livro é uma homenagem a elas. O outro motivo foi a cumplicidade e os laços afetivos estabelecidos com a fotógrafa Graça Seligman. Com sua vivência no mundo das imagens, ela empenhou, com delicadeza, o seu olhar ao universo do patrimônio imaterial.
O Museu do Homem do Nordeste esteve com Macao Goes em dois momentos inter-relacionados. Realizou o mapeamento das artesães bonequeiras na cidade de Bezerros, região do Agreste pernambucano de forte tradição na arte, assim como organizou uma exposição de fotografias sobre o tema, em 2011, intitulada Mestras Bonequeiras no Museu do Homem do Nordeste. O MUHNE, portanto, sente-se honrado em participar desse lançamento.
Redes Sociais