Fundaj e UEL promovem mestrado profissional em rede para professores de Sociologia
Nos dias 29, 30 e 31 de maio, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) sediou a primeira reunião de trabalho para a criação do Mestrado Profissional em Rede para o Ensino de Sociologia (ProfSocio). A discussão da proposta contou com a participação de representantes de 17 instituições públicas de ensino superior, abrangendo todas as regiões do país. Juntamente com a Fundaj, a reunião também foi promovida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com apoio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Freire, avalia a importância da criação do ProfSocio. “Podemos fazer com que a pesquisa e o ensino em ciências sociais entrem num projeto de rede nacional. Aí está a importância de a Fundaj ancorar esse processo. Historicamente, somos uma instituição de pesquisa da área de ciências sociais, podendo realizar o papel de ligar as atividades de todas as instituições envolvidas nesse processo”, conclui o presidente.
A proposta da Rede ProfSocio surgiu da grande quantidade de professores sem formação em Ciências Sociais ministrando a disciplina de Sociologia no ensino médio, sobretudo nas escolas públicas. A professora doutora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Heloísa Martins explica que isso traz prejuízos não somente para a Sociologia enquanto disciplina, mas também para a formação do aluno do ensino médio. “A gente forma professor para formar alunos. A Sociologia tem um papel muito importante na formação do jovem que está hoje na escola”, conclui Heloísa.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Ciências Sociais da UEL Ileizi Fiorelli destaca importantes benefícios da Rede ProfSocio para a carreira profissional do professor da educação básica. “Os professores poderão cursar um mestrado, que tem a mesma qualidade de um mestrado acadêmico, mas que está diretamente ligado ao seu fazer profissional, ao seu ofício”, esclarece. Para ela, o resultado será a melhoria da qualidade do ensino de Sociologia nas escolas.
Ileizi considera o ProfSocio um espaço capaz de reunir pesquisas e reflexões acerca da questão do ensino da Sociologia para disponibilizar e fazer circular o conhecimento sobre o assunto. Sua esperança é que a proposta também possibilite uma reformulação dos planos de carreira dos professores, valorizando cursos de mestrado e doutorado. “A ideia é criar realmente uma demanda. Que os professores formados no nosso mestrado lutem, com o nosso apoio, para que os estados reconheçam esses títulos e que isso reverta em melhoria salarial e ascensão na carreira de professor”, ressalta.
Mestrado da Fundaj
O Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS) é o primeiro programa de mestrado profissional voltado especificamente para a qualificação de professores de Sociologia do Ensino Médio ou de licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia. Iniciado em 2013, o MPCS tem o objetivo de capacitar tanto os professores que já lecionam Sociologia na educação básica, sem que tenham a formação na área, quanto aqueles que têm a formação universitária em Ciências Sociais e desejam fazer do ensino dessa disciplina um ofício no Ensino Médio. A partir do ProfSocio, essa experiência pode ser levada a outras regiões do país, atendendo à grande demanda por capacitação de profissionais da área.
Redes Sociais