Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Dias de Futebol no Cinema da Fundação
Início do conteúdo da página

Dias de Futebol no Cinema da Fundação

Publicado: Sexta, 30 de Mai de 2014, 15h29 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 2125

O cinema da Fundação em parceria com o Instituo Cervantes Recife, apresenta na SALA JOÃO CARDOSO AYRES, às 19h nos dias 4, 5 e 6 de junho, com ENTRADA FRANCA, Dias de Futebol no Cinema. Programa dedicado a presença do futebol como parte do imaginário espanhol.

A partir dos anos cinquenta, a presença do tema futebol é constante no cinema espanhol. Neste momento, a rivalidade entre Real Madrid e FC Barcelona parecia uma das paixões da classe média emergente que começou a pensar em seus domingos, já que não frequentavam os estádios ou tinham por perto um rádio para acompanhar a partida.

Fruto de uma sociedade que buscava modernizar-se, as grandes estrelas das duas equipes tornaram-se parte de uma série de filmes dedicados a apresentar histórias, mais ou menos apócrifas, as suas naturezas heróicas, com os quais era fácil entender seu carisma desportivo. Alfredo Di Stefano ou Ladislaco Kubala (curiosamente duas contratações internacionais) tiveram sua série de filmes.

A paixão pelo futebol evidenciava também outro aspecto que serviu para ridicularizar essa rixa entre as equipes, mas também esse espaço onde estava estipulado, claramente, mais uma vez, a diferença sexual.

Portanto, nos anos sessenta e parte dos anos setenta, veremos vários filmes onde as jogadoras eram mulheres  e isso deu origem a muitos mal-entendidos e provas dos limites em respeito as convenções que haviam sido pensados no futebol.

Com o tempo, os gêneros dedicados a crônica de grandes jogadores foi perpetuando-se em um bom número de documentários que contavam a história dos grandes clubes ou homenageavam seus grandes jogadores.

A vitória da equipe espanhola na Copa do Mundo realizada na África do Sul, em 2010, gerou diversas pesquisas sobre a natureza do futebol espanhol e sua internacionalização.

E, enquanto isso, o cinema de ficção (e especialmente o curta-metragem) continuou desenvolvendo sua reflexão sobre o futebol para mencionar a educação sentimental, solidária ou neurótica dos espanhóis.

Como zombaria, comédia ou apenas como pano de fundo, ao longo dos últimos anos, nunca deixou-se de produzir filmes em que adultos ou crianças tinham o futebol como um fórum de reflexão e, muitas vezes, a auto-paródia.

O programa apresentado reúne vários filmes recentes que têm o futebol como o tema principal. Os filmes “Rivales” , de 2008 e “En fuera de juego”  e “El sueño de Iván” , ambos de 2011, são apresentados como uma recuperação das propostas dadas por “Días de fútbol”.

Desde a comédia ou do filme com um corte humanista, as três histórias apresentam-se como relatos do futebol situado na esfera emocional, seja para ridicularizar a sua marca ou para valorizar a sua capacidade de tornar melhores aqueles que jogam e, também, para expressar essas diferenças presentes para além do campo.

PROGRAMA

Rivais = Rivales – 4 de junho – 19h – Sala João Cardoso Ayres do cinema da Fundação
Espanha, 2008

Produção: Mediafilms / Colomo Producciones
Direção: Fernando Colomo
Intérpretes:    Ernesto Alterio, Goya Toledo, Kira Miró, Santi Millán, Rosa María Sardà, María Pujalte, Gonzalo de Castro, Jorge Sanz, Juanjo Puigcorbé, Javier Cifrián, Helena Carrión
Sinopse: O Deportivo Barcelones e Atlético de Madrid são os eternos contricantes de uma final de um torneio juvenil que será realizada na cidade de Sevilha. Todos os jogadores têm grande esperança de vencer os seus arcos "rivais". Durante a viagem a Sevilha, as relações entre pais e filhos, entre um parceiro e as relações sociais com o grupo, será retratado em diferentes situações.
Não recomendada para menores de 12 anos.
Duración: 100 min.
Formatos: DVD
Legenda: português

Fora de jogo = En fuera de juego – 5 de junho – 19h – Sala João Cardoso Ayres do cinema da Fundação
Espanha/Argentina, 2011

Produção: Nadie es perfecto P.C., S.L. [España] y Royal Cinema Group S.R.L. y Dos Medidas [Argentina]
Direção: David Marqués
Intérpretes: Diego Peretti (Diego), Fernando Tejero (Javi), Patricia Montero (Lourdes), Hugo Silva (Hugo), Pepe Sancho (Don Julio), Laura Pamplona (Gemma), Carolina Peleritti (Ana), Carmen Ruiz (Mónica), Ricardo "Chino" Darín (Gustavo César), Carlos Chamorro (López), Jordi Sánchez (Jordi), Ricardo Darín (Entrenador)
Sinopse: Diego é um médico argentino traumatizado pelo futebol desde a infância e que não está feliz com sua vida. Javi é um empresário de jovens jogadores que começam a dar os primeiros passos nos gramados e que sonha com uma oportunidade que mude a sua sorte. De repente, a descoberta de um jovem crack argentino, unirá Javi e Diego em uma aventura comun cheia de sorpresas.
Não recomendada para menores de 12 anos
Duração: 103 min.
Formato: DVD
Legenda: português

O sonho de Ivan = El sueño de Iván – 06 de junho – 19h – Sala João Cardoso Ayres do cinema da Fundação
Espanha/México/Colombia, 2011

Produção: Castafiore Films, S.L., Tornasol Films, S.A. [España], Cacerola Films [México] e Ivan Producciones SAS [Colombia]
Direção: Roberto Santiago
Intérpretes: Óscar Casas (Iván), Carla Campra (Paula), Fergus Riordan (Morenilla), Demián Bichir (Entrenador Torres), Ana Claudia Talancón (Amy), Antonio Resines (El Abuelo), Fernando Tejero (Toribio), Ernesto Alterio (Gallardo)
Sinopse: Ivan é um menino de onze anos de idade e que vai jogar contra os campeões da Copa do Mundo. Ele vai viver a sua primeira grande história de amor. Esta é uma aventura que você nunca vai esquecer. Uma história de aventuras e futebol para toda a família.
Recomendada para todos os públicos.
Duração: 100 min.
Formatos: DVD
Legenda: português


Contato:
Instituto Cervantes do Recife
Ana Paula Almeida
Bibliotecária
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

81) 3334 0450/0457

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.