Apitaço no Museu do Homem do Nordeste
A partir do apito pertencente à coleção do Museu do Homem do Nordeste, famoso por ter sido usado pelo árbitro que apitou o 1000º gol de Pelé, marcado em 19 de novembro de 1969, na vitória do time do Santos sobre o Vasco por 2 a 1, no Maracanã, serão desenvolvidas diversas atividades interativas com o público visitante.
A intervenção proposta para se realizar na exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste recebeu o título de Apitaço.
A ideia é provocar a experimentação e a discussão sobre esse objeto emblemático que anuncia o ápice de uma partida de futebol: o gol!
Apito que marca o ritmo do samba enredo no desfile das escolas de samba, apito que avisa o motorista no trânsito, apito de protesto, apito que imita o canto dos pássaros, apito que está presente na vida cotidiana, nos jogos, nas festas, nas ruas, nas manifestações, nas greves.
Apito que serve para animar, avisar, controlar, conduzir, advertir, marcar o ritmo.
A mostra trará ao público fotos, vídeos, cartazes, sonoridades e frases emblemáticas dos usos desse instrumento de sopro que é construído em diversos materiais e assume diferentes formas, sonoridades e usos.
Atividades educativas e lúdicas para adultos, jovens e crianças serão desenvolvidas utilizando jogos como futebol de botão, futebol de dedo, entre outros.
Período: 10 de junho a 31 de agosto de 2014
Visitação: De Terça a Sexta-feira, das 8h30 às 17h. Sábado e Domingo das 13 às 17h.
Redes Sociais