Novo Número Temático da Revista Coletiva Discute os Estudos Populacionais no Brasil
A Revista Coletiva (www.coletiva.org) lança seu 13º número, População e Demografia. Tratando de uma ciência pouco conhecida, a Coletiva mostra a importância e os avanços dos estudos desenvolvidos para identificar as características das populações e suas transformações. Através da Demografia, é possível compreender as implicações dessas mudanças na dinâmica social e detectar as políticas públicas que uma população demanda.
População e Demografia traz diversas questões sobre as técnicas utilizadas pelos estudiosos para compreender a dinâmica populacional. Os editores convidados para a elaboração do número são os demógrafos Ricardo Ojima, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Wilson Fusco, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Este reforça a importância de uma reflexão sobre os estudos populacionais no Brasil. “Os estudos sobre população são indispensáveis na formulação de políticas públicas, principalmente quando se trata da redução das desigualdades sociais no Brasil”, esclarece Fusco.
Os artigos abordam os mais variados aspectos da demografia, que estuda as dinâmicas populacionais a partir de suas três componentes principais, que são os índices de natalidade, mortalidade e migração. Temas como envelhecimento populacional, processo que a população brasileira tem vivenciado nas últimas décadas, e as influências das mudanças demográficas no meio ambiente estão entre as discussões. Também recebe destaque o debate sobre a janela de oportunidades, conceito que define o período em que uma população apresenta um número reduzido de crianças e idosos em relação à parcela em idade economicamente ativa, podendo assim atingir um nível de produtividade maior.
A reportagem deste número trata do trabalho realizado pelos demógrafos no Brasil, abrangendo sua formação acadêmica, os desafios que enfrentam no exercício da profissão e as possibilidades de atuação que o mercado de trabalho lhes oferece. Na seção de entrevista, os leitores poderão entender o atual panorama da pesquisa em demografia no Brasil com a entrevistada Suzana Cavenaghi, coordenadora do programa de pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e editora da Revista Brasileira de Estudos Populacionais.
A Coletiva também traz, na seção Memória, imagens dos formulários dos Censos Demográficos aplicados no Brasil desde as décadas finais do século 19 até meados do século seguinte. Com essa iconografia os editores temáticos abordam como as questões de cor e raça foram tratadas na pesquisa ao longo do tempo. A seção de vídeo apresenta o canal do Youtube do projeto Vamos Contar!, do IBGE, que instrui professores dos ensinos fundamental e médio a introduzir os dados produzidos pelo Instituto e os conceitos básicos da demografia em sala de aula.
A Revista
A Coletiva é uma revista eletrônica de divulgação científica produzida pela Fundaj. Suas publicações oferecem um enfoque crítico a respeito das atividades científica e cultural, da produção e uso do conhecimento em diversas áreas do saber. Em seu conteúdo quadrimestral temático, apresenta reportagens elaboradas por estudantes de jornalismo, entrevistas e artigos redigidos por especialistas.
Newsletter da Revista Coletiva/Número 13
Redes Sociais