Resultado da intervenção realizada na Exposição de Longa Duração do Museu do Homem do Nordeste, durante a XII Semana Nacional de Museus

No dia 12 de maio, foi realizada a intervenção feita na exposição atual do Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, com os objetos doados pelos visitantes durante a campanha do objeto para a XII Semana Nacional de Museus, um evento organizado pelo IBRAM, que ocorreu no período de 12 a 16 de maio. Contando com a participação da museologia e do educativo, juntamente com os interessados envolvidos no processo de doação, a interferência na exposição se desenvolveu a partir da historia de cada objeto doado. A informação contida nas fichas foi desencadeando e dando corpo a ação de curadoria educativa, norteando onde cada objeto deveria estar e porquê, fazendo com que cada espaço ganhasse uma releitura mais atual, nos deixando uma mostra acerca de que nordeste é esse que vivemos, pensamos e sentimos.
Também foi feita a intervenção a partir dos quadrinhos que foram pintados e colados na parede do hall pelos visitantes, onde alguns ainda permanecem para a troca que também teve início com a Semana. Adesivos com questionamentos e letras de músicas que nos ajudam a refletir sobre questões como identidade, tradição e o contemporâneo, também foram usados, dispostos no chão, tomando papel de mediadores da exposição. Contribuindo para que o museu cumpra seu papel de dialogar, questionar, instigar.
Redes Sociais