Exposição Residências Artísticas 2013 - 2º ATO: Marcone Moreira
Dando continuidade à apresentação dos resultados do Projeto RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS - edição 2013, a exposição individual do artista Marcone Moreira retornará à Galeria Massangana, entre os dias 1 e 13 de julho
A exposição/instalação é composta por esculturas de madeira de demolição, sendo montadas de forma a gerar um atravessamento, promovendo tensão e dialogo com a arquitetura do espaço. Além das esculturas, serão realizadas sutis intervenções, a partir das situações encontradas na galeria, ativando a memória impregnada ao longo dos anos de uso da galeria.
Seguindo a vocação da FUNDAJ de promover, em várias áreas de conhecimento, a pesquisa e a experimentação, o projeto RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS privilegia, no campo das artes visuais, o processo criativo em detrimento da exibição de obras já feitas. Põe-se ao lado dos artistas no inevitável risco que acompanha o invento, fazendo com que sua participação no projeto o retire de uma situação de conforto. Aposta, portanto, em seu papel de instituição pública que não deve se acomodar com o já conhecido, promovendo a busca do que por vezes sequer nome certo possui.
:: Serviço
Residências Artísticas 2013 – 2° Ato: Marcone Moreira
Novo período de visitação de 1 a 13 de julho
Horário de Funcionamento:
Terças as Sextas - 09h às 12h | 14h às 17h
Sábados, Domingo e Feriados - 13h às 17h
Galeria Massangana
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte • Recife - PE
Agendamento para escolas e grupos: +55 81 3073 6772
Informações: +55 81 3073 6691 / +55 81 3073 6692
www.fundaj.gov.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada Gratuita!
Sobre o Projeto:
O projeto RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS é uma iniciativa da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB. Seu objetivo é selecionar, anualmente e por meio de edital público, seis propostas para residências de criação, exposição e formação em artes visuais. Em sua segunda edição, foram escolhidos, para realizar residências no Recife, os artistas Felipe Bittencourt, Fabiana Faleiros e Marcone Moreira. Para Fortaleza e Cariri - CE e Souza - PB, foram selecionados os artistas Fernanda Rappa, João Carlos Modé e Ícaro Lira.
Além do desenvolvimento de seus projetos, cada um dos artistas residentes realiza também uma oficina aberta ao público e gratuita para jovens artistas e interessados em geral, partilhando desse modo suas dúvidas e achados. As residências e suas atividades intrínsecas são também parte, assim, de um comprometimento institucional com uma pedagogia crítica que é própria da criação artística. Pedagogia que se opõe à mera retórica de ensinar e que propõe, quase como um paradoxo, uma prática em que se “desaprende” os consensos que organizam a vida tal como ela é.
Redes Sociais