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Reunião Técnica do Mais Educação debateu a Política de Adequação da Idade versus Ano Escolar para os jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental

Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2014, 14h25 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 3567

O Comitê Territorial de Educação Integral promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, Reunião Técnica sobre Política de Adequação da Idade x Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 Anos retidos no Ensino Fundamental do Programa Mais Educação. Participaram do encontro representantes da UFPE, UFRPE, Secretarias Estadual e Municipais de Educação contempladas pelo plano Juventude Viva ou que optaram pela adesão em 2013 para o Mais Educação com ações específicas para os jovens de 15 a 17 anos.

Foi discutida a construção de currículos específicos para os jovens que estão fora da faixa etária para cursar o Ensino Fundamental. Dificuldades, desafios e planos para este ano.

O professor Ítalo Modesto, Coordenador Geral de Ensino Fundamental da Diretoria de Currículos da Educação Integral do Ministério da Educação, avaliou que a ação voltada para os jovens de 15 a 17 anos é uma ação estruturante do MEC. “Tentaremos construir uma proposta que contemple esse grupo específico. Esses jovens ou estão retidos no ensino fundamental ou estão fora da escola. Esse abandono se deu por reprovações ou outras opções como geração de renda ou interesse em outras coisas que a escola não pode oferecer”, explicou o gestor.

“Queremos construir propostas para que pelo menos uma escola em cada município pense nesses jovens de 17 anos não como crianças grandes, mas como pessoas que têm necessidade de aprendizado diferenciado”, continuou Ítalo.

O representante do MEC explicou que o Ministério está estruturando uma ação de larga escala específica para esses jovens, dentro do programa Mais Educação, para que se dê visibilidade para o quantitativo de estudantes considerados fora de faixa etária para o Ensino Fundamental. “A escola não consegue produzir algo que gere interesse para esse público específico. Essa ação de larga escala que o Mais Educação está propondo é construir um espaço para que esses jovens possam aprender em grupos e trabalhar os conteúdos da grade curricular de forma diferenciada”, disse o gestor.

Além da adesão das escolas do Mais Educação, o MEC sugere a construção de propostas específicas para esses jovens de 15 a 17 anos. A proposta foi muito bem recebida pelos gestores de Educação presentes na reunião que aconteceu na Fundação Joaquim Nabuco.  

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