MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE NA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO: EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA
A Fundação Joaquim Nabuco e o Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque promovem exposição (16 de abril a 11 de maio) e mesa redonda (25 de abril) para apresentar e discutir as ações do Museu da Beira da Linha do Coque. Trata-se de um museu audiovisual itinerante que acolhe e ativa a história oral do bairro do Coque. É um projeto do Ponto de Cultura sonhado desde 2009 e lançado em 4 de agosto de 2013, na Praça Barreto Junior durante o evento Coque Rexiste, que tem pela primeira vez nesta exposição o acervo exposto ao público.
Criado por meio de um processo independente, resultante de reflexão crítica, surgida no processo de mobilização e luta comunitária do Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque, o museu possui um acervo cujo núcleo é formado por um cadastro de Contadores e Contadoras de Histórias do Coque e por uma coleção de seus depoimentos registrados em vídeo em constante ampliação. Esses vídeos, gravados pela equipe do Ponto de Cultura, são realizados em formato de entrevistas com os moradores cadastrados que então recebem do Museu certificados de Contador(a) de Histórias do Coque.
O Museu da Beira da Linha do Coque apresenta-se na Fundação Joaquim Nabuco através das seguintes ações:
1. Exibição do acervo de vídeos, documentos e fotografias na Galeria Vicente do Rego Monteiro;
2. Transferência da sede do Museu, a qual é normalmente compartilhada com a do Ponto de Cultura no Coque, para o espaço expositivo da Galeria Vicente do Rego Monteiro: durante todo o período da mostra, serão realizados encontros de trabalho e atividades abertas ao público e aos amigos do Museu, atuais e futuros parceiros no projeto, para a discussão de temas a ele relacionados e encaminhamento de ações.
3. Lançamento da campanha para financiamento coletivo da Ciclotela da Beira da Linha, um triciclo equipado com equipamento de projeção. A equipe do Museu estenderá essa campanha na abertura da exposição "Cães Sem Plumas", no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam, no dia 23 de abril de 2014, às 19h.
4. Mesa redonda, na Sala Aloisio Magalhães, reunindo Cristina Gouvêa, Julia Rebouças e Rildo Fernandes, mediada por Moacir dos Anjos, com a intenção de fazer um comentário de fechamento sobre a exposição/dinâmica de trabalho e fazer apontamentos para a agenda da próxima fase do Museu.
Os eventos, abertos ao público e gratuitos, são uma promoção conjunta da Fundação Joaquim Nabuco e do Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque.
MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE NA FUNDAJ
EXPOSIÇÃO
Galeria Vicente do Rego Monteiro
Rua Henrique Dias, 609 Derby - Recife - PE
Abertura: 16 de abril de 2014 das 19 às 22h
Visitação: 17 de abril a 11 de maio de 2014 -
Terça a domingo
15 às 20h
Curadoria: Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque
MESA REDONDA
Sala Aloisio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609 Derby - Recife - PE
25 de abril, das 19 às 22h30
Mediação: Moacir dos Anjos
Palestrantes: Júlia Rebouças, Cristina Gouveia e Rildo Fernandes
INFORMAÇÕES:
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 Derby - Recife - PE 52010-100
www.fundaj.gov.br
Coordenação de Artes Visuais
Fones: 81 3073.6691 | 3073.6692
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações e agendamentos para escolas e grupos
Fones: 81 3073.6772 3073.6682
Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque
Avenida Central, 42 – Coque, Ilha de Joana Bezerra, Recife PE 50090-700
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais