Workshop, que reuniu 38 diretores das melhores escolas do Nordeste, pelo IDEB, servirá para elaboração de pesquisa da Fundaj/MEC
Diretores das 38 melhores escolas públicas, municipais e estaduais, do Nordeste, que tiveram a melhor aprovação no IDEB (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação), estiveram, de 8 a 10 de abril, reunidos num Workshop, na Fundação Joaquim Nabuco, para, junto aos pesquisadores da Fundaj, revelarem o porque delas terem alcançado uma nota alta na seleção do MEC, que criou e estabelece o IDEB.
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que é uma instituição federal de pesquisa, ligada ao MEC, recebeu a encomenda do próprio Ministério da Educação, para investigar o porque de algumas escolas darem certo na região nordestina, e outras não. Desta forma, a Fundaj foi atrás das escolas que conseguiram um bom resultado no IDEB/2013, e convidou os diretores de escolas da Bahia, do Ceará, de Alagoas, de Sergipe, do Piauí, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, e também de Pernambuco (Estado onde fica a sede da Fundaj), para eles virem ao Recife e apresentarem, num Workshop, o método de trabalho deles, que deu certo, para que as escolas tivessem êxito.
No evento, o que se viu foi a postura, a atitude dos diretores diante do sistema educacional. Críticos, eles se posicionaram contra testes e seleções de avaliação a instituições e a alunos, pelo MEC, que, para eles, são, na verdade, excludentes. O próprio IDEB foi criticado, e até mesmo pelo anfitrião do evento, o presidente da Fundaj, Fernando Freire, que disse fazer certas restrições a forma como o IDEB é executado pelo MEC. Um diretor de colégio, no interior do Ceará, mais precisamente da cidade de Groairás, Regis Luis Machado Melo, disse que a realização de processo de seleção para entrada e ingresso de alunos em colégios públicos é ilegal e não é admitida nem em suas escola nem nas outras que foram bem avaliadas pelo IDEB. "Não entendo e nem sei qual é o mérito, por exemplo, que um colégio tem, como o Colégio de Aplicação da UFPE, que foi o primeiro colocado dentre os colégios públicos do Brasil, quando ele só pega os melhores estudantes através de uma seleção rigorosíssima", lembrou Regis, e adiantou: "deste jeito, eu não vejo o mérito dos gestores desse colégio, neste caso".
O resultado do Workshop servirá aos pesquisadores da Fundaj, para a execução de uma pesquisa, intitulada Qualidade Educacional e Gestão Escolar. A pesquisa será coordenada pela pesquisadora Verônica Fernandes, da Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), da Fundaj. A equipe da pesquisa, da CGEE/Dipes, conta com os seguintes pesquisadores: Juceli Bengert, Patrícia Simões, Ana Abranches e Manoel Zózimo Neto. O Workshp contou com a parceria, e apoio, da Diretoria de Formação da Fundaj, e com os seguintes pesquisadores da Difor: Ana Eliza Medeiros, Ceres Duarte Cabral, Rita de Cássia Braga, Uiara do carmo Wanderley e Verônica Danieli.
Estiveram reunidos no Workshop diretores de escolas dos seguintes municípios nordestinos: Groaíras (CE), Pedra Branca (CE), Sobral (CE), Quixeramobim (CE), Novo Oriente (CE), Pedrinhas (SE), Aracaju (SE), Simão Dias (SE), Moita Bonita (SE), Iguaí (BA), Brumado (BA), Ribeira do Pombal (BA), Periconha (AL), Marechal Deodoro (AL), Junqueiro (AL), Maceió (AL), Piracuruca (PI), Piripiri (PI), Floriano (PI), Teresina (PI), São Luís (MA), Quixaba (PE), Tuparetama (PE), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Vertentes (PE), Camaragibe (PE), Olinda (PE), Currais Novos (RN) e Natal RN).
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