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Legislação e estratégias são foco do I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral

Publicado: Sexta, 28 de Março de 2014, 16h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1633

 

Entender como funcionam as pesquisas, preparar as estratégias e conhecer bem todos os aspectos que envolvem uma campanha, inclusive o jurídico, desde as novas regras e as mudanças feitas pela Câmara poderá se tornar um diferencial neste momento da corrida eleitoral. E de olho nesta necessidade destaques nacionais debaterão estas questões no Recife, no I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral, de 09 a 11 de abril, com profissionais e candidatos de todo Nordeste. O programa foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014. “E ele é bastante diferente dos anos anteriores” destaca Antônio Melo, palestrante e coordenador de conteúdo do Seminário.

A iniciativa, primeira no Nordeste a trabalhar as várias etapas que congregam uma campanha política, é voltada para profissionais de comunicação, do direito, candidatos, assessores e fornecedores. Além das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e valer para esta eleição.

Segundo ele, “desde a campanha vitoriosa de Bill Clinton, nos Estados Unidos, onde a expressão ‘é a economia, estúpido’ orientou todas as estratégias daquele candidato, e, a partir dela praticamente de todas as campanhas vitoriosa pelo mundo”. Mas, este ano, ele adverte, a partir das manifestações de junho, o cenário mudou. “E quem embarcar seu marketing político na locomotiva da economia vai perceber que entrou no trem atrasado, que talvez nem saia do lugar”.

Organizado pelo Instituto IdeAção, Expolab, ESA/ OAB – PE, a proposta é dar subsídios para o desenvolvimento de planos de trabalho a partir da experiência de especialistas que atuam com sucesso no Brasil e no exterior. Na programação constam, por exemplo, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Mendes Rollo, que ainda presidente o Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea). Ele dará subsídios para atuação na agenda atual com o expertise de 45 anos ininterruptos de atuação na área eleitoral na palestra “Eleições no Brasil hoje – o que muda e o que deveria mudar”, e o advogado e professor Leucio Lemos Filho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE, que tratará do modelo para o futuro da legislação eleitoral.

Entre os outros nomes na agenda estão a Jornalista e publicitária Nadya Risocelly, que abordará “Análise do Discurso e Imagem do Candidato”; o diretor geral do IPESO - Instituto de Pesquisa de Mercado, Victor Trujillo, que falará sobre “Monitoramento em campanhas políticas através de pesquisas qualitativas e quantitativas”; e o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas.

Ex-apresentadora e repórter da Rede Globo, Nadya Risocelly é diretora executiva da Miksom Rio e especialista em Comunicação Pública, Eleitoral e em Construção de Imagem, tendo atuado durante oito anos como assistente de Duda Mendonça e coordenadora de Jornalismo em todas as campanhas realizadas por ele neste período (entre as quais estão as de Jader Barbalho, Alceu Collares e Marta Suplicy ao Senado). Victor Trujillo é professor de pesquisa da ESPM e autor do livro “Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa”, com expertise de 23 anos na área de opinião pública e eleitoral e atuação nas últimas 11 eleições. E Beto Toledo é considerado um dos executivos brasileiros mais destacados na área digital, com experiência neste cenário em campanhas políticas com redes sociais desde 2000, contabilizando no currículo, por exemplo, a de Mendonça Filho para o Governo do Estado de Pernambuco.

O evento acontece no auditório da ESA/ OAB – PE, no Recife, na Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 – Santo Antônio. As inscrições são limitadas (apenas 120 vagas para todo o Nordeste) e podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236. 

:: Este evento tem o apoio de divulgação da Fundaj.

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