Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Cinema da Fundação exibirá I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife - VerOuvindo
Início do conteúdo da página

Cinema da Fundação exibirá I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife - VerOuvindo

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2014, 15h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 2125

VerOuvindo: I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife, de 4 a 7 de abril, às 14h, no Cinema da Fundação, com entrada gratuita.

O VerOvindo é o primeiro festival de filmes com audiodescrição, tradução de imagem, do Recife. Todos os filmes, de longa e de curta metragens, terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

Nesse primeiro ano, são quatro dias com exibições na Sala do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, Recife. De 4 a 7 de abril, às 14h, com entrada gratuita. No dia 4, acontecerá a primeira mostra competitiva de audiodescrição do Brasil, com júri popular. Haverá cédulas de votação em Braille para que as pessoas com deficiência visual possam votar. O programa do festival também estará em Braille.

O VerOuvindo tem o objetivo de divulgar a audiodescrição e de torná-la uma categoria de premiação nos festivais de cinema. Para esta primeira edição, foi realizada a produção de quatro audiodescrições. Liliana Tavares, proponente do projeto incentivado pelo Funcultura, (Fundarpe / Governo de Pernambuco) explica: “Isso significa dizer que fizemos os roteiros de audiodescrição, gravamos a locução e a inserimos nos filmes. Convidamos um audiodescritor diferente para cada filme, na intenção de divulgar essa profissão. Traremos uma audiodescritora, do Rio Grande do Sul, Márcia Cáspary, para fazer a audiodescrição de Colegas, filme que ainda não foi exibido no Recife. O evento também estimula a participação de consultores cegos para a revisão dos roteiros de audiodescrição. Essa duas profissões, audiodescritores e consultores de audiodescrição, em breve farão parte das equipes de produções do audiovisual”. É com o intuito de apresentar a técnica da audiodescrição aos produtores do audiovisual que teremos um bate-papo na segunda-feira, dia 7, às 14h, com os diretores que tiveram seus filmes audiodescritos, para saber como eles perceberam essa linguagem inserida em suas obras. Essa conversa, que envolverá também os audiodescritores e o público usuário da audiodescrição, estará aberta ao público em geral.

Liliana, que é audiodescritora, divide a produção do evento com Karina Galindo, curadora do festival. Para a próxima edição, elas desejam transformar o  VerOuvindo em um festival acessível a todos. “Além da audiodescrição, queremos incluir legendas para pessoas surdas e, quem sabe, se tivermos patrocínio, inserir interpretação de libras. Vamos abrir as portas do cinema para todos”.

ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 4 - sexta-feira

Abertura do festival

Mostra competitiva

Exibição de curtas selecionados e votação do júri popular. Aproximadamente 90 min.

Dia 5 - sábado

Língua Mãe de Fernando Weller e Leo Falcão, 81min.

(Audiodescrição: Silvia Farias/ consultoria: Roberto Cabral)

Crianças do Brasil, de Portugal e de Angola se encontram através da música. Um documentário sobre a preparação do um espetáculo de Naná Vasconcelos em comemoração aos 50 anos da capital brasileira.

Dia 6 - domingo

Colegas de Marcelo Galvão, 94min.

(Audiodescrição: Márcia Caspary- RS, voice over)

Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Dia 7 - segunda

Exibição de três curtas seguidos de um debate sobre a produção da audiodescrição para filmes com os diretores e com os audiodescritores e o público.

Café Aurora – Pablo Polo, 19min30s

(Audiodescrição Andreza Nóbrega /consultoria: Roberto Cabral

Um especialista na preparação de cafés admira secretamente uma artista plástica. Ela, por sua vez, é cliente costumeira do Café Aurora. O encontro desses dois personagens nos leva a um mundo de sensações diferenciadas. Um mundo em que as palavras valem menos do que a percepção.

Viagem à Marte – Toinho Castro, 9min41s

(Audiodescrição: Gisele Silgom/ consultoria: Milton Carvalho)

Uma grande guerra, uma fuga para Marte, um novo mundo... 'Viagem a Marte' é uma narrativa de ficção cientí­fica construída a partir de outras narrativas. A proposta do filme é contar uma história nova a partir de imagens que já existem, imagens de arquivo. Velhos documentários sobre a corrida espacial e sobre a Segunda Grande Guerra são as fontes que alimentaram a história dessa viagem.

Recife Frio – Kleber Mendonça Filho, 24min.

(Audiodescrição: Liliana Tavares/ consultoria: Milton Carvalho)

Um documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente e relata eventos inexplicáveis que transformaram a capital pernambucana numa cidade fria e chuvosa, revolucionando costumes de toda uma sociedade que surgiu tropical.

Divulgação dos premiados da mostra competitiva

Encerramento do festival

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.