Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Pesquisador Renato Phaelante toma posse como membro da Academia Pernambucana de Música nesta quinta-feira (13)
Início do conteúdo da página

Pesquisador Renato Phaelante toma posse como membro da Academia Pernambucana de Música nesta quinta-feira (13)

Publicado: Terça, 11 de Março de 2014, 10h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1772

O ator, radialista e pesquisador fonográfico Renato Phaelante tomará posse como membro, imortal, da Academia Pernambucana de Música nesta quinta-feira, dia 13 de março, justamente na data do aniversário do patrono da cadeira (a de número 2), o compositor pernambucano Antonio Maria, que foi radicado no Rio de Janeiro, e é uma das maiores figuras da nossa música popular brasileira. A solenidade de posse do acadêmico Renato Phaelante será às 20 horas, no Teatro Valdemar de Oliveira (Praça Oswaldo Cruz, s/n, no bairro da Boa Vista). A cadeira de número 2 foi ocupada anteriormente pelo maestro Antônio Xavier de Brito e a saudação à Renato será proferida pelo acadêmico Reinaldo de Oliveira.

Renato Phaelante da Câmara foi coordenador da Fonoteca, da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, durante três décadas, e se aposentou, como funcionário público da quadro da instituição, em 2012.

Renato Phaelante é também escritor, diretor de teatro e compositor. Ele nasceu na cidade do Recife (PE) no dia 30 de outubro de 1945, tem destacada atuação através de vários trabalhos publicados em revistas e jornais sobre a discografia da música popular brasileira e sua importância social, cultural, política, econômica. É autor de livros tais como Fragmentos da História do Rádio Clube de Pernambuco; Capiba, é frevo meu bem, prêmio Funarte 1985, em parceria com o jornalista Aldo Paes Barreto, além de outros. Há 25 anos produz o programa Memória de Nossa gente, levado ao ar, pela Rádio Universitária FM. Há 35 anos atua no Teatro de Amadores de Pernambuco, tendo ali, realizado trabalhos como ator e diretor de peças teatrais. Ainda nesta área, como ator, participou de filmes nacionais, a exemplo de Parayba Mulher macho e outros, de amostra de vídeo e de especial para a Rede Globo, intitulado Os Meninos do Recife. Além de Pedagogo, licenciado pela Universidade Federal de Pernambuco, Renato é pós-graduado em História de Pernambuco, pela mesma Universidade.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.