Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Presidente da Fundaj anunciou início de obra do Cinema da Fundaj, em Casa Forte, durante visita da prefeita de Arcoverde ao seu gabinete
Início do conteúdo da página

Presidente da Fundaj anunciou início de obra do Cinema da Fundaj, em Casa Forte, durante visita da prefeita de Arcoverde ao seu gabinete

Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2014, 14h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 2608

Fotos de Max Felipe

A obra da sala do Cinema da Fundação, que vai ser construída no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, na avenida dezessete de agosto, 2187, já começou na segunda-feira, dia 27 de janeiro, anunciou o presidente da Fundaj, Fernando Freire, durante visita da prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Britto, ao seu gabinete, nesta terça-feira (28).

Fernando Freire contou que espera inaugurar o “Cinema do Museu” em dezembro de 2014, e que deve estabelecer parceria com a Prefeitura de Arcoverde, para exibir filmes da programação do Cinema da Fundação em sessões de arte no Cine Rio Branco.

“Vamos descentralizar a exibição de filmes do nosso cinema, situado no bairro recifense do Derby, porque temos uma média de 68 mil espectadores por ano, ficando as sessões sempre lotadas, com filas enormes na bilheteria na entrada, e, às vezes, não cabendo mais gente na única sala de exibição”, explicou.

No encontro, a prefeita de Arcoverde pediu ao presidente da Fundaj para interceder junto ao superintendente do Iphan no Estado, Frederico Almeida, com relação à obra que pretende implementar na antiga Estação de Trem, na entrada da cidade. Isto porque, a estação é tombada como patrimônio cultural e não pode ter intervenções que alterem as suas características originais, no que a prefeita está de acordo, porém sempre existe a possibilidade de algum dano quando há construções. A prefeita irá transformar a estação num centro cultural com biblioteca, museu e café. A obra está orçada em 6 milhões de reais e está sendo feita por partes, e através, também, de parcerias com outras entidades.

Fernando Freire conversou sobre a educação do município com a prefeita. Ele escutou da prefeita que não houve recursos da prefeitura para municipalizar as escolas do Estado e que, no momento, a atenção do município é com as 36 escolas municipais, de ensino fundamental e médio, e com a Autarquia de ensino de 3º grau, que mantém cursos de odontologia e de direito. A mantenedora, a Aesa, é bancada, em parte, pela prefeitura, para pagamento de professores, por exemplo. A prefeita ainda se referiu a duas escolas municipais de ensino fundamental com horário integral e à faculdade de formação de professores como outras unidades de ensino que merecem a atenção da sua gestão.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.