Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Política da Arte inaugura a exposição BIOGRAFIAS, do colombiano Óscar Muñoz
Início do conteúdo da página

Política da Arte inaugura a exposição BIOGRAFIAS, do colombiano Óscar Muñoz

Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2014, 15h31 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1994

BIOGRAFIAS – ÓSCAR MUÑOZ 

Abrindo a programação do ano de 2014 do projeto Política da Arte que entra em sua VI edição, a FUNDAJ inaugura no próximo dia 23 de janeiro de 2014, a exposição Biografias, do artista colombiano Óscar Muñoz, na Galeria Vicente do Rego Monteiro (rua Henrique Dias, 609, Derby). A curadoria é de Moacir dos Anjos e dá continuidade a parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Casa Daros.

Esse ano também, teremos o lançamento de um livro do projeto abrangendo todas as exposições e ações reflexivas paralelas a elas, realizadas até o momento.

“A obra de Óscar Muñoz é construída como resposta possível ao contexto que lhe foi dado viver: a Colômbia do tempo de um conflito que, por sua duração longa e complexa inscrição social, já é tomado quase como coisa dada, sem que se saiba se e quando terá fim. Não existe em seus trabalhos, contudo, a vontade de representar fatos ou de explicar algo. O que um número expressivo deles se ocupa é de investigar a ideia de memória em ambiente onde tanto foi e ainda é perdido por tão pouco, incluindo vidas cuja valia inventário algum é capaz de dimensionar. Para desincumbir-se desse intento, o artista emprega meios distintos de (re)construção de imagens, como o desenho, a fotografia, o vídeo ou a instalação – por vezes, isolados; em outras ocasiões, juntos. Sem ser resumo de uma trajetória diversa e extensa, os três trabalhos que serão mostrados nessa exposição (Línea de destino (2006), Re/trato (2004), Biografías (2002) ) são representativos, todavia, de uma obra atravessada pelo imperativo de entender o que significa lembrar de alguém ou de algo quando recordar é, muitas vezes, a única coisa que é possível fazer a seu respeito. E que, talvez justamente por isso, importa muito fazê-lo.”

Expediente:

Exposição: Biografias, de Óscar Muñoz

Local: Galeria Vicente do Rego Monteiro

Abertura: 23 de janeiro às 19h

Visitação: 24 de janeiro à 23 de março de 2014.

Terça a domingo – 15 às 20h.

Fundação Joaquim Nabuco

Rua Henrique Dias, 609. Derby

Recife- PE 52010-100

Contato do artista: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Sobre o artista:

Oscar Muñoz nasceu em Popayán, Colômbia e se formou em 1971 a partir da Escuela de Bellas Artes de Cal , onde continua a viver e trabalhar. Por mais de vinte anos, Muñoz tem produzido trabalhos que investigam a natureza da representação por meio de técnicas de impressão fotográfica e mecânicas pouco ortodoxas, bem como através de obras que empregam vídeo. Muitas vezes, essas imagens são criadas usando materiais inusitados e instáveis ​​como a respiração humana, água, luz, cera e pó como forma de chamar a atenção para a precariedade da vida humana, o narcisismo e altruísmo.

As obras de Muñoz estão em colecções públicas e privadas importantes, incluindo o Museu de Belas Artes, Houston, a coleção Daros , Zurique Suíça, o Museu de Arte Contemporânea, em Los Angeles, o Museu CU Art, da Universidade do Colorado em Boulder e da Tate Modern em Londres. Em 2007, Muñoz foi convidado para participar da 52 ª Bienal Internacional de Veneza, com curadoria de Robert Storr . Na última década, tem participado em exposições colectivas e individuais em diversas instituições internacionais de arte, incluindo OK Offenes Kulturhaus, Linz Áustria; Museu de Arte de Pori, Pori Finlândia; Fundação Coréia, Seul Coréia ; Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporaneo ( MEIAC ), Badajoz Espanha, Prefix Institute of Contemporary Art, Toronto - Canadá ; Institute of International Visual Arts ( Iniva ), Londres Reino Unido; Museo Tamayo de Arte Contemporáneo, México DF, Philagrafika: Philadelphia Museum of Art, Filadélfia EUA , Círculo de Bellas Artes, Madrid Espanha; Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Hiroshima Japão; Daros Exhibitions, Zurique Suíça; Museu de Arte de Mori, Tóquio Japão  e o Museu PICA, Perth Austrália.

Línea de destino (2006): https://vimeo.com/39354097 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.