Curso de Capacitação de Pesquisadores para Avaliar a Política de Cotas nas Universidades Federais do Nordeste
A Diretoria de Pesquisas Sociais realiza nos dias 5, 6 e 11 de dezembro o curso de capacitação de Pesquisadores para Avaliar a Política de Cotas em Universidades Federais do Nordeste, na sala Gilberto Osório, conforme programação abaixo.
Objetivo
Estruturar uma capacitação acerca de pesquisas referente às políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras, voltada para uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. De maneira geral, busca-se estabelecer uma massa crítica que perpasse diferentes áreas de conhecimento, recorrendo ao estado da arte teórico e metodológico no concernente à temática apresentada, com vistas a desenvolver um projeto de pesquisa de avaliação das políticas de cotas no Nordeste do Brasil.
Programação
Dia 05/12/2013 - 08:00h as 12:00h
Cotas no Nordeste – o caso da Universidade de Pernambuco
Franscico Jatobá (UFPE)
Ementa: o modelo da política de cotas adotadas pela Universidade de Pernambuco e seus impactos na distribuição de estudantes beneficiários e não-beneficiários, negros e não-negros entre os diferentes cursos de graduação.
Dia 06/12/2013 - 08:00h as 12:00 e 14:00 as 18:00h
Classe e Raça – ações afirmativas no Brasil
Ahyas Siss (UFRRJ)
Ementa: principais questões teóricas e metodológicas acerca das inter-relações entre classe e raça no Brasil, bem como a capacitação metodológica acerca de estudos já produzidos pelo pesquisador em sua experiência junto a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Estadual de Campinas.
Dia 11/12/2013 - 08:00h as 12:00 e 14:00 as 18:00h
Estratificação, mobilidade e ensino superior no Brasil
Felícia Picanço (UFRJ)
Ementa: Estudos de estratificação e mobilidade social no Brasil, bem como sobre o papel da educação em nível superior e seus efeitos na estrutura social brasileira. No mesmo sentido, visa colocar os pesquisadores em contato com métodos atualizados que recorrem à análise quantitativa multivariada para os estudos das desigualdades raciais, educacionais e mobilidade social intergeracional.
Redes Sociais