Fundaj e MEC promoveram o II Fórum de Educação Integral de Pernambuco, nos dias 12 e 13 de dezembro
A Diretoria de Educação Integral e Currículos (DICEI), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Comitê de Educação Integral de Pernambuco, realizaram o II Fórum de Educação Integral de Pernambuco, nos dias 12 e 13 de dezembro, no Mar Hotel. Como parte da programação, aconteceu na Fundaj Casa Forte a formação da Escola de Comitê, reunindo gestores e coordenadores de todo o Brasil, entre 11 e 13 de dezembro.

“Ressignificação da educação integral como Política Pública” foi o tema do II Fórum de Educação Integral de Pernambuco, trabalhando também o eixo temático "Educação Integral: Introduzir, aprofundar e consolidar". O evento reuniu mais de 700 gestores da Educação, com representantes de diversas unidades da Federação trazendo suas experiências para um amplo debate que culminou com o aperfeiçoamento das expertises de todos os presentes.
A conferência de abertura, intitulada "A Construção da Política de Educação Integral no Brasil e sua colaboração para a garantia dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento do estudante" foi proferida pela educadora Jaqueline Moll, que fez sua última aparição pública como Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC. Ao anunciar publicamente o seu desligamento da pasta para se dedicar novamente à vida acadêmica na UFRS, houve quebra de protocolo com depoimentos emocionados dos gestores e coordenadores de Educação. Em meio às lágrimas, Jaqueline Moll discorreu sobre o histórico da implantação da Educação Integral e sua evolução ao longo dos últimos dez anos, destacando seu orgulho pessoal de ter contribuído para o fortalecimento do Mais Educação e elogiando o crescimento do programa e o comprometimento de todos os atores envolvidos. Uma apresentação cultural de uma escola pública do Cabo de Santo Agostinho foi marcada por forte emoção, com uma homenagem a Nelson Mandela.
O evento prosseguiu com depoimentos do presidente da Undime, Horácio Reis. O presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando José Freire, falou sobre a instituição e o alinhamento de suas ações com as diretrizes do MEC. A tarde foi reservada para os grupos de trabalho com aprofundamento de temas ligados à Educação Integral, como "Educação Integral e o Plano Nacional de Educação para direcionamento às Escolas", "Educação Integral e o Diálogo Intersetorial: refletir sobre a articulação entre o Programa Mais Educação e Ação Escola-Comunidade, Programa Bolsa-Família, Programa Mais Cultura nas Escolas", "Educação Integral - Tempo Contínuo e Jornada Única", "Educação Integral e Currículo Formativo", "Educação Integral - Infraestrutura e Instalações Físicas da Escola", Educação Integral e Gestão Escolar - Ambiente e Clima da Escola" e por fim, a apresentação de produções bibliográficas no âmbito da Educação Integral.
Na sexta-feira a mesa-redonda "Agenda Intersetorial para Consolidação da Educação Integral enquanto Política Pública" foi coordenada pelo presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando José Freire, e teve como palestrantes o Coordenador Geral de Educação Integral do Ministério da Educação, Leandro Fialho; o Diretor das Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Daniel Ximenes; a diretora do Departamento de Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (ME), Andrea Nascimento Ewerton; e a diretora de Educação e Comunicação do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes.
Todos os palestrantes fizeram o link entre suas pastas e a eficácia comprovada do Mais Educação para promover uma educação completa para os estudantes, com indicadores sociais que comprovaram que a agenda intersetorial foi uma medida acertada e eficaz. Os dados e as fotos do evento serão disponibilizados em breve na página da Fundaj.
:: Saiba mais sobre o Programa Mais Educação, de ensino integral:
A ampliação, em Pernambuco, do número de escolas que optam por desenvolver as ações de Educação Integral fomentadas pelo Ministério da Educação (MEC), sinalizou para a importância de fomentar a qualificação da caminhada e fortalecer a gestão e o regime de cooperação entre as Secretarias de Educação/escolas. Em 2008, 187 escolas públicas participaram da adesão ao Programa Mais Educação. Esse quantitativo foi aumentando ao longo dos anos e, em 2012, atingiu-se o quantitativo de 2.364 unidades de ensino credenciadas. Em 2013 já são 3.497 escolas contempladas.
Esse cenário motivou o Comitê de Educação Integral de Pernambuco em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco - composto pelas representações de Secretarias de Educação e de parceiros como as Universidades Federal e Federal Rural — a se organizar para realizar o II Fórum de Educação Integral. Para esta edição do encontro, pensou-se em promover o diálogo entre os sujeitos sociais/co-gestores da implementação dos programas de educação integral, fortalecendo o debate sobre o tema e provocando um avanço no trabalho de transformação das ações desenvolvidas nos territórios em uma Política Pública de Educação.
O fórum também oportunizou aos participantes a compreensão e a reflexão crítica e construtiva sobre as perspectivas e os desafios da educação integral, possibilitando a construção de subsídios para colaborar com o Ministério da Educação na proposição de diretrizes curriculares no âmbito da Educação Integral que estejam em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O evento teve palestras, apresentações de pesquisas e relatos de experiências. O procedimento metodológico escolhido para guiar o encontro foi a constituição de oficinas facilitadas por convidados com domínio em conteúdos a serem debatidos.
Como forma de aliar a teoria e a prática, foram realizadas apresentações de experiências nos grupos de trabalho dos polos Zona da Mata/Litoral, Agreste e Sertão, elaboradas a partir do seguinte critério: existência de práticas consolidadas referentes às temáticas do evento. Em anexo, segue o modelo de sistematização de registro das práticas. As demais práticas foram apresentadas na modalidade de artigo/pôster, selecionadas através de uma comissão técnica. Desta forma a Fundaj e o Comitê/PE reuniram todos os coordenadores interlocutores do Programa Mais Educação e da ação Relação Escola-Comunidade das Secretarias Municipais e Estadual de Educação de Pernambuco.
Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral de Pernambuco
Programa Mais Educação - Programa Escola Aberta
Tel: (081) 30736411 /3073646412
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais