IV Seminário Qualidade Social da Educação Básica, no dia 9 de dezembro, na Fundaj
No dia 9 de dezembro acontecerá, em período integral, o IV Seminário Qualidade Social da Educação Básica, no auditório Benício Dias, do Museu do Homem do Nordeste (avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte), da Fundação Joaquim Nabuco.
Este Seminário é uma das atividades da pesquisa “EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO: concepções e práticas de dirigentes municipais, gestores e professores” desenvolvida pela Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE) que visa contribuir para a discussão de questões relacionadas à qualidade da educação infantil, analisando o contexto em que se encontra a educação infantil em Pernambuco, trazendo elementos que poderão subsidiar a proposição de políticas educacionais, identificando demandas de infra-estrutura, deformação, enfim, de aspectos que fortaleçam e qualifiquem esta etapa da educação básica.
O debate sobre qualidade na educação envolve todas as áreas da pesquisa educacional. Trata-se de um conceito multidimensional presente nas discussões sobre currículo, práticas pedagógicas, formação docente, gestão educacional e políticas públicas. Outra característica desse conceito é a sua construção sócio-histórica que requer, para sua compreensão, a sua contextualização no espaço e no tempo. No que se refere à qualidade na educação infantil, a discussão sobre as concepções de cuidar e educar, sobre as práticas assistencialistas e as práticas escolarizadas e sobre a própria concepção de infância e de desenvolvimento estão em questão na construção desse conceito. Nas últimas décadas, com o aumento do número de matrículas na educação infantil, o foco do debate educacional vai além do direito ao acesso à educação. A educação de qualidade passa, então, a ser a preocupação atual entre profissionais de ensino, pais, gestores públicos, legisladores e empresários.
:: Veja Aqui a Programação do Seminário.
Redes Sociais