Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Seminário de Sensibilização para a Educação a Distância, na Fundaj/Apipucos
Início do conteúdo da página

Seminário de Sensibilização para a Educação a Distância, na Fundaj/Apipucos

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 17h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 2740

A Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (DIFOR), da Fundação Joaquim Nabuco, realizou no dia 3 de dezembro, na sala Gilberto Osório, da Fundaj/Apipucos ( Rua Dois Irmãos, 92, Apipucos, Recife-PE) o Seminário de Sensibilização para Educação a Distância.

Na ocasião, além da realização de palestras sobre a temática, ocorreu a apresentação do Projeto Interatividade na Educação: EAD on-line na prática (aprovado na 1ª Chamada Interna da Fundaj), assim como do Projeto do Curso de Especialização em Gestão e Práticas da Educação Infantil e do Plano de Trabalho da oficina, destinada à formatação desse curso de especialização, na modalidade a distância.

O evento foi destinado a profissionais interessados em educação a distância e educação infantil. O objetivo do Seminário foi o de estimular a reflexão e o compartilhamento de experiências sobre a temática, entre os participantes.  

Entre as experiências apresentadas durante o seminário, houve a de Graça Nery, do IFPE, que apresentou modelos de cursos de educação a distância, como o interativo e o semipresencial, explicando que o que muda nos modelos é a tutoria: no primeiro modelo, um tutor virtual; no segundo, um tutor presencial. Ela falou que o trabalho em EAD é um trabalho em equipe, no qual há uma polidocência, com professores em vários níveis: autor, formador, tutor, presencial, designer. "Sendo um grupo multidisciplinar e com atividades de ensino aprendizagem, o trabalho em EAD é mais exigente, mais cansativo em termos de tempo e de atenção e a instituição que for trabalhar com ensino a distância deve saber qual o modelo que deve ser usado, se com mais tecnologias, uso de simuladores, etc., ou menos".

dentista

Hercília Campos comentou a experiência do Polo de Educação a Distância do Município pernambucano de Surubim, em que ela é coordenadora. Lembrou Hercília que o Polo de Surubim, tendo a prefeitura da cidade como mantenedora, começou com a primeira turma de graduação a distância em 2005, e que a UFRN foi a primeira institução de ensino superior a trabalhar no Polo, com um curso, a partir de 2006, e que a segunda instituição foi a UPE. "Hoje, o Polo está oferecendo cursos de licenciatura em matemática, biologia e física, de quatro IES, como a UPE, a UFPE, o IFPE, além da UFRN", contou Hercília.

galega

A paraense Lina Sandra Barreto Brasil palestrou sobre a sua longa atuação (desde a constituinte de 1988) em EAD, como uma verdadeira consultora na área, com formação na UnB, e atualmente na UNA-SUS. Expôs o que acredita que a Fundaj pode fazer a partir da sua expertise para atuar em EAD, não sendo uma instituição de ensino, mas sim de pesquisa, mesmo estando ligada ao MEC. "Se vocês não podem ainda credenciar os cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu dentro de um Polo de EAD, como este de Surubim, vocês podem atuar no processo de outra forma, pois vocês já possuem os profissionais (professores), o espaço físico adequado, com material em EAD, a tecnologia apropriada e o acervo digitalizado", disse Lina.               

Programação 

09h00-09h30

Abertura

FERNANDO JOSÉ FREIRE – Presidente da Fundação Joaquim Nabuco/Fundaj.

JOANILDO BURITY – Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional/Difor/Fundaj.

SÉRGIO ABRANCHES – Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

09h30-10h00

Palestra: Nuances da educação a distância e a formação de educadores - MARIA DAS GRAÇAS COSTA NERY DA SILVA (IFPE).

10h00-10h30

Palestra: Experiências e desafios vividos na educação a distância - HERCÍLIA CAMPOS (UAB/Polo Surubim-PE).

10h30-11h00

Palestra: Produção de recursos educacionais para e-learning - LINA SANDRA BARRETO BRASIL (FIOCRUZ/UNA-SUS/MS).

11h00-12h00

Debate

14h00-14h10

Projeto Interatividade na Educação: EAD on - line na prática (CAC-LATO/DIFOR).

14h10-14h30

Projeto Especialização em Gestão e Práticas da Educação Infantil – versão presencial - PATRÍCIA MARIA UCHOA SIMÕES/JUCELI BENGERT LIMA (Fundaj).

14h30-15h00

Plano de Trabalho da oficina para formatação do Curso de Especialização em Gestão e Práticas da Educação Infantil, na modalidade a distância – SÉRGIO ABRANCHES (UFPE).

15h00-16h00

Debate/Esclarecimentos/Dúvidas/Assinatura do termo de adesão.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.