Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > III Festival Internacional Brasil Stop Motion. de 26 a 30 de novembro, na Fundaj, no Cine São Luiz e na Unicap
Início do conteúdo da página

III Festival Internacional Brasil Stop Motion. de 26 a 30 de novembro, na Fundaj, no Cine São Luiz e na Unicap

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2013, 10h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1425

O III Festival Internacional Brasil Stop Motion acontece no Recife (PE), a partir da próxima terça-feira, dia 26, e vai até 30 de novembro (serviço completo abaixo). Este ano, o Brasil Stop Motion recebeu mais de 200 filmes de 38 países. Destes, foram selecionados 60 filmes de 24 países. Além deles, serão exibidos 20 trabalhos de diretores convidados. “Constatamos a ampliação do reconhecimento nacional e internacional do festival. Tamanha receptividade enche a nossa equipe de alegria e de responsabilidade. Afinal, não podemos esquecer que somos o único festival da América Latina a atender, com exclusividade, à paixão do público por essa técnica tão encantadora que é o Stop Motion”, comenta a diretora do festival, a jornalista e fotógrafa Ana Farache.

O homenageado deste ano é o renomado diretor inglês Barry Purves. Além da mostra com seus filmes adultos e infantis, no Cinema São Luiz, o diretor realiza uma Master Class, com tradução simultânea, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby (vagas disponíveis com inscrições no site do festival). O diretor de Next, entre outros clássicos da animação, já recebeu cerca de 60 importantes prêmios internacionais, incluindo o Grand Prix, Melhor Diretor, Melhor Filme, e nomeações ao Oscar e no BAFTA. É autor de dois livros e uma série de DVDs sobre a técnica do Stop Motion, sendo Animação Básica: Stop-Motion, de sua autoria, a única publicação do gênero disponível em português no mercado brasileiro.

stop

O festival também oferece a Oficina Infantil em Stop Motion, com Maurício Nunes e Adriana Mota (vagas esgotas), e a Oficina Stop Motion: do Roteiro à Pós-produção, com os diretores italianos Donato Di Carlo e Carlo Paolillo, do Dadomani Studio, de Milão (vagas esgotas). Além da oficina, os italianos apresentam o trabalhado diferenciado que o grupo desenvolve em campanhas publicitárias. O festival conta ainda com a presença de Policarpo Graciano, coordenador de estúdio da Animaking, que está lançando, em dezembro, Minhocas, o primeiro longa brasileiro em Stop Motion.

Inovação – Este ano, o festival inova e realiza uma Mostra Especial Brasil Stop Motion (Destaques 2011/2012), com audiodescrição para as pessoas cegas ou com qualquer outra deficiência visual acompanharem o filme através da tradução de imagens em palavras do que está sendo exibido na tela do cinema. A mostra é aberta ao público em geral, pois a descrição é feita por meios de aparelhos de transmissão e recepção (fones de ouvido), sem trazer prejuízo para os presentes que não têm perdas visuais. A audiodescrição é coordenada por Liliana Tavares da Com Acessibilidade Comunicacional.

Outra novidade deste ano é a criação de um júri de crianças para premiar os filmes da Mostra Infantil, da sessão de sábado, no Cinema São Luiz, a partir das 17 horas. O júri é formado por cinco crianças, de 9 a 12 anos, e é coordenado pela videoasta Maria Eduarda Andrade, que trabalha há mais de dez anos com produção audiovisual. Atualmente, realiza documentários familiares com enfoque especial em documentação etnográfica infantil.

As mostras competitivas e de convidados serão no Cinema São Luiz. A mostra com audiodescrição será no Cinema da Fundação, no Derby. As oficinas acontecem na Fundaj e na Unicap. Todas as atividades do Brasil Stop Motion são gratuitas.

Serviço:

TODAS AS ATIVIDADES DO FESTIVAL SÃO GRATUITAS.

DE 26 A 30 DE NOVEMBRO DE 2013

Cinema São Luiz | Fundação Joaquim Nabuco – Derby | Universidade Católica de Pernambuco.

CINEMA SÃO LUIZ

MOSTRAS DE CONVIDADOS E COMPETITIVA

De 26 (segunda-feira) a 29 (sexta-feira). Às 19h30

Dia 30 (sábado) | Mostra Infantil e divulgação dos premiados. Às 17 horas.

Indicação: de terça a quinta-feira: Mostra Adulta

Sexta e Sábado: Censura livre

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

MASTER CLASS COM BARRY PURVES

Data: dia 27 (quarta-feira)

Horário: 14 às 17 horas, com tradução simultânea.

Local: Sala Aloísio Magalhães, Fundaj - Derby

Vagas limitadas.

Inscrições online no site www.brasilstopmotion.com.br

MOSTRA ESPECIAL COM AUDIODESCRIÇÃO

Data: 28 de novembro (quinta-feira)

Hora: 14 horas

Local: Cinema da Fundação - Derby

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)

OFICINAS

Oficina Infantil de Stop Motion

Oficineiros: Maurício Nunes e Adriana Mota (assistente)

Data: 28 (quinta-feira) e 29 de novembro (sexta-feira)

Local: Sala Edmundo Morais – Fundaj - Derby

Horário: 14h às 17h

Vagas: 20 pessoas

Mais informações e inscrições online no site www.brasilstopmotion.com.br

Stop Motion: do roteiro à pós-produção.

Oficineiros: Donato Di Carlo e Carlo Paolillo

Data: 27 (quarta-feira)

Local: Sala João Cardoso Ayres – Fundaj, Derby

Horário: 9h às 12h – 14h às 17 h

Data: 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira)

Local: Estúdio de fotografia da Universidade Católica (Bloco G, térreo)

Horário: 9h às 12h – 14h às 17 h

Vagas: 20 pessoas

Mais informações e inscrições online no site www.brasilstopmotion.com.br

Endereços

Cinema São Luiz

Rua da Aurora, 175 – Boa Vista

Fundação Joaquim Nabuco

Rua Henrique Dias, 609 – Derby

Universidade Católica de Pernambuco

Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.