Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Livro "Movimentos Sociais na Pesca" será lançado na Fundaj em 26 de novembro
Início do conteúdo da página

Livro "Movimentos Sociais na Pesca" será lançado na Fundaj em 26 de novembro

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2013, 15h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1621

Com prefácio de Antonio Carlos Sant´Ana Diegues, da Universidade de São Paulo, e apresentação de Tarcísio Quinamo, da Fundação Joaquim Nabuco, será lançado no dia 26 de novembro de 2013 o livro Movimentos Sociais na Pesca, organizado por Angelo Bras Fernandes Callou, professor titular do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com Brás Callou, a obra apresenta resultados de pesquisa acadêmica no âmbito da Comunicação e da Antropologia Marítima sobre a luta de pescadores e pescadoras artesanais no Brasil, entre 1920 e 2010. O organizador destaca que os autores que participam da publicação apresentam uma radiografia das dificuldades e desafios enfrentados pelas comunidades de pescadores e pescadoras artesanais no sentido de firmar sua identidade social, política, cultural e de gênero.

“Neste processo, são apresentados os impactos sobre a vida das comunidades tradicionais de pesca, a partir da ingerência externa nas Colônias de Pescadores, da concorrência desleal imposta por barcos estrangeiros à pesca artesanal, da poluição dos recursos hídricos, da especulação imobiliária nas praias, da insuficiência de políticas públicas, dos grandes projetos empresariais de aquicultura e suas repercussões socioambientais”, ressaltou Angelo Brás Callou na introdução de Movimentos Sociais na Pesca.

Os autores que compõem essa coletânea são pesquisadores renomados no campo da pesca artesanal. Entre eles: Cristiano Wellington Noberto Ramalho, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pesquisador em socioantropologia da pesca e um dos coordenadores do Grupo de Estudos Mares, Ambientes e Ruralidades (Gemares); Hulda Stadtler, Ph.D. em antropologia pela Universidade de Londres e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Agroecologia (Nega/UFRPE); José Wilson Galdino, professor doutor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e técnico extensionista da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, doutora em sociologia pela Universidade Complutense de Madri, pesquisadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (Navi/UFSC) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade (CNPq/UFRPE); Maria José Araújo Lima, professora doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e presidente do Instituto de Ecologia Humana; Maria Luiza Lins e Silva Pires, doutora em sociologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Posmex/UFRPE) e coordenadora do projeto de pesquisa Cooperativismo e Dinâmicas Produtivas (CNPq); e Verónica del Pilar Proaño de Fox, jornalista, professora e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O livro conta ainda com notas de apresentação de Irenilda de Souza Lima, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Posmex/UFRPE); de Laurineide Maria Santana, do Conselho Pastoral dos Pescadores, Nordeste; e de Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora titular da Universidade Federal de Pernambuco. 

A obra será lançada durante a realização do IV Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental: territórios pesqueiros, às 17:30h, na Sala Calouste Gulbenkian, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.