Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Conferência com a escritora Marie-Jose Mondzain
Início do conteúdo da página

Conferência com a escritora Marie-Jose Mondzain

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2013, 16h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1364

Escritora, filósofa e diretora de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (França), a argelina Marie-Jose Mondzain ministrou  a conferência “Imagem, Ícone, Economia”, em 11 de novembro, às 19h, na Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj Derby. O evento foi uma promoção da Fundaj e do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).

 Na ocasião, ela lançou o livro “Imagem, Ícone e Economia: As Fontes Bizantinas do Imaginário Contemporâneo”. A obra é sobre o modo pelo qual o imaginário contemporâneo — nossas maneiras de produzir e apreender as imagens — tem suas fontes na crise do iconoclasmo bizantino.

 “Nos séculos 8 e 9, em plena crise decorrente do iconoclasmo bizantino, a imagem se tornou uma problemática filosófica e política pela primeira vez na história ocidental. Numa violenta arena de disputas, entre seu culto e sua proibição, ela virou o cerne de uma questão passional”, destacou.

 Sua pesquisa teve origem em um exame minucioso de textos antigos dos campos da filosofia e da teologia, tendo como leitura principal os Antirréticos, escritos entre 818 e 820 d.C, por Nicéforo, um patriarca de Constantinopla que endereçou seu pensamento “à natureza de toda imagem e à impossibilidade de pensar e governar sem ela”, enfatizou Mondzain.

 Mondzain é autora dos vários livros, entre eles L’Image peut-elle tuer? (Bayard, 2002), Le Commerce des regards (Seuil, 2003), Homo spectator (Bayard, 2007) e De la Poursuite au cinéma et ailleurs (Bayard, 2011).

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.