Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Conferência da filósofa e escritora Marie-Jose Mondzain
Início do conteúdo da página

Conferência da filósofa e escritora Marie-Jose Mondzain

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2013, 18h21 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h14 | Acessos: 1910

A Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) convidam para a conferência “Imagem, Ícone, Economia”, de Marie-Jose Mondzain.

Marie-José Mondzain é filósofa e escritora. Diretora de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), sua obra é baseada em uma filosofia das imagens que abrange diferentes campos da visualidade. É autora dos vários livros, entre eles L’Image peut-elle tuer? (Bayard, 2002), Le Commerce des regards (Seuil, 2003), Homo spectator (Bayard, 2007) e De la Poursuite au cinéma et ailleurs (Bayard, 2011).

A Conferência: “Imagem, Ícone, Economia” analisará o destino de imagens a partir da crise da iconoclastia, optando por abordar a imagem em função do medo que ela inspira, das suspeitas que pesam contra ela, das violências que estão nela implicadas. O terreno é histórico. A pesquisa exigiu o estudo de textos e um trabalho acadêmico à sombra das autoridades patrióticas. Em suas pesquisas Mondszain descobriu, entre os iconoclastas, um pensamento da imagem que defendia a sua força política, força que o poder imperial queria manter como monopólio eclesiástico. Tornou-se claro que enquanto a imagem fosse considerada como um objeto, o mundo espiritual deveria logicamente descartá-la e deixá-la para o poder temporal. O gênio da iconofilia foi o de remover a imagem do reino dos objetos e dos objetos do reino. A imagem foi declarada um operador estrito de relação cujo significado é suspenso à natureza dos olhares. É sobre este fundo especulativo que a Igreja tomou o poder temporal e fez da imagem o principal instrumento de crença e submissão graças à plasticidade da noção de economia.

Lançamento do livro Imagem, Í­cone, economia: As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo (autoria de Marie-Jose Mondzain)

A conferência será proferida em francês com tradução simultânea para o português.

 

Expediente:

Conferência: Marie-José Mondzain

Dia 11/11/13, às 19h na Sala Aloísio Magalhães- Fundação Joaquim Nabuco

Rua Henrique Dias, n° 609 – Derby • Recife/PE

GRATUITO

Informações:

+55 81 3073 6691+55 81 3073 6692

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.