Oficina de Qualificação para Projetos Audiovisuais - Mercado de TV
A Oficina de Qualificação para Projetos Audiovisuais - Mercado de TV - com a presença do especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual da ANCINE, André Maia - abre a programação do 1° Market.Mov de Pernambuco. A atividade acontece nas próximas quinta e sexta, dias 31 de outubro e 1 de novembro, das 9h às 18h, na sala Aloisio Magalhães (Fundaj / Derby) e é voltada para produtores, diretores, gestores públicos, profissionais e estudantes de audiovisual.
O evento é gratuito e tem como objetivo ampliar a inserção da produção audiovisual do estado no atual cenário de desafios e demandas postas para o setor no país, qualificando seus agentes a fazerem uso dos instrumentos disponíveis de fomento e incentivo existentes no Brasil.
Pernambuco alcançou posição de destaque no cinema brasileiro e mundial, porém na televisão a produção local precisa avançar mais. A possibilidade de romper as fronteiras do país está mais próxima de se tornar realidade após a aprovação da Lei 12485/2011 que visa aumentar a produção e a circulação de conteúdo audiovisual brasileiro, diversificado e de qualidade, gerando emprego, renda, royalties, mais profissionalismo e o fortalecimento da cultura nacional. Além disso, está previsto que 30% dos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual serão voltados para os empreendimentos no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Atento a essas mudanças e, particularmente, à oportunidade de comercialização de conteúdo voltado para a televisão, o 1° Market.Mov de Pernambuco acontece durante o mês de novembro e oferece oficinas, debates e encerra suas atividades com uma rodada de negócios com a presença de representantes dos setores comerciais dos principais canais de TVs pagas do Brasil.
1° Market.Mov de Pernambuco é uma iniciativa do Instituto Delta Zero numa realização conjunta com a Fundação Joaquim Nabuco / CANNE - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, a Secretaria de Cultura de Pernambuco / Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Fundação Gilberto Freyre; apoios: Prefeitura do Recife, SEBRAE, ANCINE, ABPI-TV e Secretaria de Ciência & Tecnologia de Pernambuco. Produção: Gapuia Cultura, Turismo e Comunicação.
Conteúdo Programático
Módulo I – voltado à realização de obras audiovisuais pela produção independente, com destaque para TV, tratará de:
· A ANCINE suas atribuições regulatórias e o audiovisual hoje
· Orientações e esclarecimentos sobre fomento indireto da ANCINE (Leis de Incentivo)
· Orientações e esclarecimentos sobre fomento direto da ANCINE
· Orientações para uma coprodução internacional
Redes Sociais