Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Homenagem da Fundaj ao folclorista Roberto Benjamim, falecido em 20.10.2013
Início do conteúdo da página

Homenagem da Fundaj ao folclorista Roberto Benjamim, falecido em 20.10.2013

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 12h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 3898

A Administração Superior da UFRPE comunicou, com pesar, o falecimento do professor Roberto Benjamin ocorrido no último domingo, dia 20 de outubro de 2013. A notícia diz o seguinte: “Conhecido nacionalmente como referência em folclore, o pesquisador teve atuação expressiva na UFRPE, onde era professor de Folkcomunicação do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), foi diretor do Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) e criador do Programa de Pós-Graduação em Administração Rural e Comunicação Rural, que foi desmembrado. Entre diversos livros e publicações, o professor foi autor da obra A África está em nós, adotada por toda a rede pública do país, do ensino fundamental ao médio.

Fonte: NOTÍCIAS.gov – Integrador de Notícias de Governo: http://noticias.gov.br/noticias/noticiaGenerica/30280323

roberto

- Roberto Benjamim mantinha uma relação muito próxima à Fundação Joaquim Nabuco, principalmente com a antiga Coordenadoria de Estudos do Folclore, que tinha à frente o inesquecível mestre Mario Souto Maior, e que era ligada ao extinto, e saudoso, Instituto de Pesquisas Sociais (Inpso), depois transformado na atual Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes).

Mais recentemente, ele mantinha uma relação mais estreita com a Coordenação de Estudos das Culturas Populares Mário Souto Maior (ligada ao Museu do Homem do Nordeste, da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA), da Fundaj), dirigida pela professora, socióloga e folclorista Rúbia Lóssio, que foi aluna e pupila do mestre Roberto Benjamim.

Além disso, ele, como presidente da Comissão Pernambucana de Folclore participou de inúmeros eventos (palestras, seminários, etc.) na Fundaj. Destaque para a participação dele em palestra no dia 14 de fevereiro de 2012, no Museu do Homem do Nordeste, na abertura da exposição fotográfica “Katarina Real – Outros Carnavais”, que homenageou a folclorista americana Katarina Real Cate, falecida em 2006.

Foi através de Rúbia, ou melhor, da sua página do facebook, que soubemos (nós, da Fundação) do falecimento de Roberto Benjamim, quando uma amiga comum do professor e da folclorista, Elisabet Moreira,  postou o seguinte comentário: “Rúbia, não imagina como estou triste com a morte dele. Uma vez, aqui em Petrolina, uma pessoa perguntou se ele era meu irmão e, antes que eu respondesse, ele disse que sim. Foi meu grande incentivador para as pesquisas, um homem bom e honrado, um amigo sobretudo”. Desta forma, podemos dizer que a UFRPE, a Fundaj e Pernambuco perde um de seus melhores, e últimos, folcloristas, e prestamos o nosso pesar pelo seu falecimento a todos os seus familiares, amigos e, sobretudo, ao folclore do estado, que morre um pouco a cada dia.

Biografia

Roberto Emerson Câmara Benjamim (seu nome completo) nasceu no Recife, em 1943. É graduado em Jornalismo e em Direito. Livre-docente em Ciência Política. Exerceu o Ministério Público. É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor visitante da Universidade de Poitiers, França. Preside a Comissão Pernambucana de Folclore. Tem numerosas publicações de artigos em revistas e periódicos científicos sobre a temática da cultura afro-brasileira. Coordenou as publicações "Contos populares brasileiros" e "A fala e o gesto: orais". É autor dos livros "Arte-educação em Pernambuco", "Folguedos e danças de Pernambuco", "Folkcomunicação no contexto de massa", e o "Pequeno dicionário do Natal". Afora outros exemplares desta série A África está em nós, alguns deles escritos em coautoria com as professoras Janete Lins Rodrigues e Maria Carmelita Lacerda, tem publicados, também, "Carnaval - cortejos e improvisos" em coautoria com Maria Alice Amorim, "A festa do Rosário de Pombal" em coautoria com Osvaldo Meira Trigueiro, a série de paradidáticos "Ali e os camelos", "O mansa Musa", "A rainha Ginga" e "A serpente de sete línguas", ilustrados por Antônio Jirônimo Bizerril Neto e Alzir Alves de Pontes Júnior.

Fonte:"Cultura Pernambucana", Roberto Benjamin, Editora Grafset, João Pessoa, 2011.

OBS: A Itercom também emitiu a seguinte notícia:

Comunidade acadêmica lamenta falecimento de Prof. Roberto Benjamin

A comunidade acadêmica da comunicação foi surpreendida com o falecimento do professor Roberto Emerson Câmara Benjamin, que faleceu às 3h da manhã do último domingo (dia 20 de outubro) e foi sepultado às 17h do mesmo dia no Cemitério Santo Amaro, em Recife (PE). Benjamin morava com a companheira e o filho adotivo, de 13 anos.

Recentemente, durante o Congresso Nacional ocorrido em Manaus (AM), o professor Roberto Câmara Benjamin, que era sócio da Intercom, havia sido lembrado. Ele foi agraciado com uma distinção entregue durante a Assembleia de Sócios da entidade, por ter completado 70 anos de idade em 2013, juntamente com o seu amigo, o Presidente de Honra da Intercom, José Marques de Melo, que estava presente no encontro.

 No Intercom 2011, ele já havia recebido um prêmio da Unicap. Vale recordar que Benjamin era Bacharel em Jornalismo e Direito. Também era livre-docente em Ciência Política, professor-adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor-visitante da Universidade de Poitiers (França).

Benjamin havia sido presidente da Comissão Nacional do Folclore e era presidente da Comissão Pernambucana de Folclore. Além disso, Roberto Emerson Câmara Benjamin era Procurador de Justiça aposentado, do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Autor de livros e de artigos em periódicos científicos, o professor deixa um legado importante para a comunicação, principalmente na área da Folkcomunicação, da qual era um grande conhecedor e um dos maiores teóricos.

:: Ver na integrahttp://www.portalintercom.org.br/

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.