Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj sedia o Seminário Internacional sobre Resiliência de Cidades e Mudanças Climáticas
Início do conteúdo da página

Fundaj sedia o Seminário Internacional sobre Resiliência de Cidades e Mudanças Climáticas

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2013, 11h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 2967
O Laboratório de Estudos Peri-urbanos (Lepur) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE promove, nos dias 7 e 8 de novembro, na Fundação Joaquim Nabuco, o Seminário Internacional sobre Resiliência de Cidades e Mudanças Climáticas. O evento será realizado na Sala Calouste Gulbenkian, que fica no Edifício Paulo Guerra (Fundaj), localizado na Avenida 17 de agosto, nº 2187, bairro de Casa Forte. 

Palestrantes e debatedores internacionais e nacionais foram convidados para discutir temas relacionados a mudanças climáticas, cidades e planejamento urbano, com enfoque nos impactos das mudanças climáticas no ambiente construído; vulnerabilidade das populações; gestão de desastres urbanos; importância da capacidade adaptativa para a resiliência urbana frente a inundações e deslizamentos; e avaliação da resiliência urbana.

O público-alvo são professores ou pesquisadores que desenvolvem pesquisa na temática; pessoas com experiência acadêmica ou profissional com a temática ambiental, de gestão de risco de desastres ou de planejamento urbano; integrantes de grupos de pesquisa, instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo trabalhos na área; representantes de coletivos, grupos, instituições que necessitam de subsídios para o desenvolvimento de suas atividades nessa área; representantes ou integrantes de órgãos de classe, instituições parceiras ou estratégicas na discussão e multiplicação dos resultados; estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos afins e que estejam desenvolvendo pesquisas no tema.

O Seminário tem o apoio e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Fundaj e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A participação no evento garante certificado.
Na solenidade de abertura, em 07 de novembro, a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Cida Pedrosa, comentou que "um evento dessa relevância que promove a parceria entre a gestão pública e a academia é muito importante para pensar o município, pois uma cidade não pode crescer sem ouvir a ciência. O tema do Seminário é muito caro ao Recife, porque a urbanização desordenada roubou das águas o seu leito, seu curso, e se desenvolveu tomando o lugar da natureza". 
A Professora Lúcia Leitão, que na ocasião representou o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, comentou que "é desse modo que entendemos a responsabilidade de pensar a cidade que desejamos ter. Esse seminário é um momento raro para focar o problema de forma diferenciada".
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Prof. Dr. Fernando José Freire, comemorou a presença da academia e dos gestores públicos em torno de um problema que é de todos. "É muito importante a universidade trazer os gestores para o debate, pois são grandes os desafios", comentou Freire, exibindo a capa do Jornal do Commercio que estampou uma criança catando latinhas em meio ao lixo do canal do Arruda. "Esse é o tamanho do nosso desafio, que está sendo discutido nestes dois dias", concluiu o presidente. 

Mais informações

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.