Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Revista Coletiva discute a vida nas cidades
Início do conteúdo da página

Revista Coletiva discute a vida nas cidades

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2013, 13h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 1869

A inviabilidade do ambiente urbano, tanto para o deslocamento quanto para a vivência dos espaços de convívio público, resultou numa insatisfação generalizada e na urgência pela retomada da cidade pela sua população. É neste contexto que a Revista Coletiva (www.coletiva.org) lança seu décimo primeiro número, chamado “Cidades e Cidadania”.

Inspirado no crescente debate sobre a cidade enquanto bem de uso público, intensificado pelas manifestações de junho deste ano, o novo número traz diversas questões sobre a vida urbana atual e apresenta possíveis soluções para a situação vigente.

O editor convidado para organizar o atual número da Coletiva é o arquiteto e urbanista Cristiano Felipe Borba, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Para Cristiano, “o brasileiro descobriu que é importante viver bem nas cidades e, para isso, é necessário se passar por uma série de mudanças”. O editor temático ainda reforça a importância dessa discussão. “O que nós estamos tentando mostrar é que existe um conhecimento sendo produzido sobre esse tema, incorporando essas questões que emergiram mais recentemente”, esclarece Cristiano.

Os artigos abordam temas relacionados ao papel do poder público na retomada dos espaços públicos pela população e a importância da mobilização popular para o desenvolvimento de uma consciência cidadã. Também é destacada a arquitetura pública como um fator decisivo para propiciar o bem estar social. A reportagem deste número trata da situação atual do Recife a partir do Índice de Prosperidade das Cidades, inaugurado num recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) e da visão de pesquisadores, ativistas e poder público.

Na seção de entrevista, os leitores poderão conhecer do trabalho do arquiteto e urbanista Frederico de Holanda, que coordena o grupo de pesquisa na Universidade de Brasília (UnB) que produziu os artigos do livro Ordem & Desordem: Arquitetura & Vida Social.

A Coletiva também traz, na seção Memória, imagens do fotógrafo Francisco Rebello publicadas na Revista da Cidade, em 1926. A pesquisadora Sylvia Couceiro conta a história da revista recifense. A seção de vídeo apresenta o documentário Velho Recife Novo, que reflete sobre os impactos causados pelos grandes projetos de mobilidade, a qualidade dos espaços e serviços públicos.

A Revista

A Coletiva é uma revista eletrônica de divulgação científica produzida pela Fundaj. Suas publicações oferecem um enfoque crítico a respeito das atividades científica e cultural, da produção e uso do conhecimento em diversas áreas do saber. Em seu conteúdo quadrimestral temático, apresenta reportagens elaboradas por estudantes de jornalismo, entrevistas e artigos redigidos por especialistas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.