Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Jornalista Fabiana Moraes é indicada ao Prêmio Jabuti pelo livro/reportagem Nabuco em Pretos e Brancos, da Editora Massangana/Fundaj
Início do conteúdo da página

Jornalista Fabiana Moraes é indicada ao Prêmio Jabuti pelo livro/reportagem Nabuco em Pretos e Brancos, da Editora Massangana/Fundaj

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 10h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 2977

A repórter especial do Jornal do Commercio Fabiana Moraes foi mais uma vez finalista do Prêmio Jabuti, na categoria reportagem. Neste ano, ela foi indicada com o livro Nabuco em Pretos e Brancos (Editora Massangana/Fundaj), inspirado na reportagem especial Joaquim Nabuco. Em 2011, havia sido com o livro Os Sertões, concebido a partir de um caderno especial.

"Nabuco em pretos e brancos", livro-reportagem da jornalista e socióloga Fabiana Moraes, foi lançado pela Editora Massangana em dois eventos: o primeiro na Livraria Cultura, do Paço Alfândega, no dia 29 de agosto de 2012; o segundo, no dia 30 de agosto do mesmo ano, durante um debate na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte, em que foi desdobrada a temática do livro, através de uma mesa-redonda coordenada pela historiadora Sylvia Couceiro (Fundaj), com a presença da autora, Fabiana Moraes, do historiador Humberto França (Fundaj) e do pesquisador Prof. Dr. Marc Jay  Hoffnagel (UFPE).

Fruto de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Jornal do Commercio, o livro, que promete um “olhar dialético sobre o abolicionista e o racismo de um país onde o status embranquece negros e, quando ausente, escurece a pele alva”, tem origem em premiada reportagem que, em 2011, arrebatou os prêmios Cristina Tavares de Jornalismo e o Embratel de Cultura.

A matéria que deu origem ao livro foi publicada em 2010, quando do transcurso do Ano Nacional Joaquim Nabuco, em caderno especial duplo nas páginas do Jornal do Commercio.

Além de textos da própria Fabiana, "Nabuco em pretos e brancos" conta com artigos dos especialistas Ricardo Salles, Humberto França, Adriana Maria Paulo da Silva, Marc Hoffnagel e Marcelo Paixão. Também colaboraram a designer Andréa Aguiar, que responde pelo projeto gráfico, Heudes Régis (fotografia), Pedro Melo (lustração), a bibliotecária Lúcia Gaspar, da Fundaj, que traduziu carta em inglês de autoria de Joaquim Nabuco, e o consultor lingüístico Laércio Lutibergue (revisão).

Nessa parceria Fundaj-JC para publicação do livro “Nabuco em Pretos e Brancos”, ficou sob a responsabilidade do Jornal do Commercio a programação visual e a revisão linguística, enquanto a Editora Massangana executou a revisão em arte final e a impressão da publicação.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.