Interiorização das universidades facilita acesso dos jovens ao ensino superior
Por Cláudia Ferreira, Nahyara Batista e Sthéfane Gonçalves da Revista Coletiva
A expansão das universidades está abrindo novas oportunidades de formação acadêmica e profissional para jovens do interior. Este é um dos principais aspectos abordados pela pesquisa “A interiorização recente das instituições públicas e gratuitas de ensino superior no Norte e Nordeste”, desenvolvida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Iniciada em 2010, a pesquisa busca mostrar os resultados do processo de interiorização das universidades das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo o coordenador da pesquisa Luís Henrique Romani de Campos, a interiorização das universidades públicas aumentou o acesso dos jovens ao ensino superior em Pernambuco. Porém, ainda não é o suficiente para cumprir a demanda no estado. “É preciso pensar politicamente no futuro dessas unidades de ensino no interior. Elas têm que crescer para deixarem de ser centros acadêmicos distantes da capital, para se tornarem universidades regionais”, pondera.
A pesquisa divide-se em três frentes. A primeira trata das condições político-institucionais de do funcionamento dos campi por meio da análise de documentos. A segunda avalia as universidades a partir de entrevistas com alunos, professores e gestores públicos. Por fim, a terceira analisa os impactos e as influências socioeconômicas da interiorização a partir de pesquisas de campo. Fazem parte do projeto economistas, sociólogos e outros especialistas, contando com a participação de estudantes de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundaj.
Campos acrescenta que a pesquisa encontra-se em andamento, podendo colaborar com a continuidade desse processo de interiorização no país. “Podemos ajudar a desenhar o futuro da interiorização e intensificá-la”, completa o pesquisador.
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