Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura nesta terça-feira (13/08) a primeira exibição da Rede de Cinemas
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai integrar, às 19h desta terça-feira (13/08), cinco salas de cinema para o lançamento do projeto Rede de Cinemas. No Recife, a sessão acontece no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, com entrada franca,
Financiado pelo Ministério da Cultura (MinC), o projeto tem como meta conectar, por meio de uma infraestrutura de Internet avançada (fibras ópticas), cinemas brasileiros vinculados ao MEC, permitindo o compartilhamento de conteúdos audiovisuais e oferecendo maior variedade à programação.
Além disso, permitirá a eles acesso ao acervo da Cinemateca Brasileira, nó (conexão) principal da rede e instituição parceira do projeto por indicação do MinC.
Além do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, estão conectados em rede a ECA e a Biblioteca Brasilianas (USP/São Paulo), a Sala Redenção (UFRGS, Porto Alegre), além da Cinemateca Brasileira, também na capital paulista, e o cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A sessão deste sábado irá projetar cinco (05) curtas-metragens escolhidos por cada uma das instituições integradas. De modo previamente sequênciado, cada cinema irá ativar seu equipamento enquanto todas as outras salas acompanham a projeção.
Do Recife, será exibido o filme “No. 27”, do premiado diretor Marcelo Lordello. A entrada é franca, mediante capacidade do Cinema da Fundação (197 lugares).
Após esta fase-piloto, a ideia é expandir a rede integrando outras universidades federais do país.
SOBRE A RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.
Outras informações com Luiz Joaquim / coordenação do Cinema da Fundação (81) 9145-0412
Redes Sociais