Presidente da Fundaj enfatiza o Projeto Curta o Circuito do Museu do Homem do Nordeste durante palestra
Em sua fala, por ocasião da abertura dos trabalhos na Segunda Reunião Cuba e Brasil no Século XXI, realizada no Auditório Benício Dias, do Museu do Homem do Nordeste, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Prof. Dr. Fernando Freire, ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela Instituição, depois de registrar suas inúmeras atividades,enfatizou a importância do Projeto Curta o Circuito da Fundação, que em sua primeira edição, no primeiro semestre de 2012, recebeu centenas de alunos de escolas públicas do Recife e Região Metropolitana, num amplo programa de acessibilidade aos equipamentos culturais da Casa, sobretudo o Museu do Homem do Nordeste, o Engenho Massangana e o Cinema da Fundação, facultando, inclusive, o transporte de ida e volta desses alunos à sua cidade de origem. De fato, trata-se de um programa com um perfil de natureza inclusiva, sobretudo se considerarmos a ausência desses equipamentos em muitas cidades interioranas, além de uma preocupação em atender àquelas escolas que se encontram em dificuldades com o IDEB.
O Curta o Circuito da Fundação é um projeto dos educativos da MECA, que visa oportunizar a alunos e professores do 6º ano do ensino fundamental, de escolas da rede municipal do Recife e Região Metropolitana, encontros e visitações integradas aos espaços expositivos da Fundaj: Museu do Homem do Nordeste, Cinema da Fundação e Engenho Massangana. Lembrando que a Fundaj se compromete com todo o transporte desses alunos.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO?
1. Escolas municipais do Recife e RMR, com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) até 3.0;
2. Escolas que tenham, na maioria de seus alunos, beneficiários do Programa Bolsa Família;
3. Turmas do 6º ano, por representarem a série de maior abandono escolar.
DADOS DE ATENDIMENTO DO PROJETO EM 2012:
13 escolas(Como cada escola fez 3 visitas, temos um total de 39 visitações aos espaços)
8 municípios : Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Moreno e Araçoiaba
513 alunos
35 professores
Redes Sociais