Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > “1964: O Golpe Passado a Limpo" ganha 1ª reimpressão da Massangana
Início do conteúdo da página

“1964: O Golpe Passado a Limpo" ganha 1ª reimpressão da Massangana

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 11h12 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 1063

Organizado pela historiadora social Rita de Cássia de Araújo e pelo cientista político Túlio Velho Barreto, da Fundaj, o livro 1964: o Golpe passado a limpo, lançado pela Editora Massangana em 2007, acaba de ganhar sua primeira reimpressão e de voltar a ser comercializado.

Os capítulos da obra são fruto de artigos e depoimentos apresentados durante o seminário nacional O Golpe de 1964 – 40 Anos Depois, realizado pela Fundaj em 2004. Dentre seus textos, destacam-se análises de conceituados cientistas sociais, a exemplo de Tânia Bacelar, Marcos Costa Lima, Gildo Marçal Brandão, Argelina Figueiredo, Ângela Castro Gomes, Heloísa Buarque de Hollanda e Dulce Pandolfi. Focado numa temática ampla e ao mesmo tempo precisa, o livro discute e reflete sobre atores, instituições, movimentos sociais, acervos e fontes históricas do evento que subverteu a ordem constitucional e terminou por instalar a ditadura militar no País.

Vozes históricas

Um dos pontos altos do livro são os Depoimentos, parte que traz a palavra histórica de Celso Furtado, Waldir Pires, Miguel Arraes, Seixas Dória e Armando Monteiro Filho. A obra ainda é enriquecida pelo prefácio de Gilberto Gil, então ministro da Cultura, e um posfácio de Cristovam Buarque intitulado Os desafios da democracia brasileira hoje, em que o senador pernambucano defende, após analisar a trajetória político-social do Brasil, um legado republicano, livre da corrupção, e centrado na federalização da Educação.

capa_livro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.