Férias no Julho Divertido anima a criançada no Engenho Massangana
por Max Felipe
Férias é um momento de se divertir e fica melhor quando a brincadeira é saudável como dominó, xadrez, dama, futebol, pintar, desenhar e empinar pipas. É com esse objetivo que o Engenho Massangana, vinculado à Fundaj, criou o projeto Julho Divertido, há aproximadamente três anos, cuja função, a priori, é dar atenção às comunidades próximas (Massangana e Serraria), atendendo no horário da manhã e da tarde. A média de público chegou a 100 pessoas ao dia.
Esse ano os filhos dos funcionários da instituição conheceram a casa grande, brincaram na oficina de capoeira e assistiram ao vídeo institucional “O menino de Massangana” com duração de 12 minutos, na sexta-feira (19/07).
O Julho Divertido foi ambiente de estudos para os alunos do 4º ano do ensino fundamental, equivalente a antiga 3º série, da Escola Municipal Joaquim Nabuco, localizada na comunidade Massangana. Eles aprenderam um pouco mais sobre o seu patrono e aproveitaram para relaxar com muita diversão. A professora Daniele Tavares parabenizou a Fundaj: “a escola Joaquim Nabuco já foi localizada no Engenho Massangana, então nós fazemos parte dessa história”, contou.
A palavra “massangano” é de origem africana, faz referência ao rio que servia para o transporte do açúcar produzido na Região até o porto. A forma feminina “massagana”, utilizada até hoje para designar o Engenho e dois bairros próximos, só apareceu em 1900, quando Joaquim Nabuco o descreveu no livro “Minha Formação” e o empregou no seu texto. De acordo com alguns pesquisadores, a alteração teria sido um modo de homenagear a memória de sua madrinha – memória essa que se mistura com as próprias lembranças que Nabuco tinha do lugar da sua infância.
Redes Sociais