Programação da Sala João Cardoso Ayres, do Cinema da Fundação, de 22 a 24 de julho
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte | Rua Henrique Dias, 609, Derby | Fones: 3073.6689, 3073.6712 e 3073.6651 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | twitter.com/CinemaFundacao| www.fundaj.gov.br | www.cinemadafundacao.blogspot.com - https://www.facebook.com/pages/Cinema-da-Fundacao-Joaquim-Nabuco/116430668473151
1o. RECIFE EXPLOITATION - O RETORNO
de 22 a 24 de julho de 2013
Sala João Cardoso Ayres - entrada franca
A programação do 1o. RECIFE EXPLOITATION estará de volta na Sala João Cardoso Ayres da Fundação Joaquim Nabuco entre segunda e quarta-feira próximos (22 a 24 de julho). O retorno se dá agora pela impossibilidade da exibiçõe de alguns filmes nos 20 e 21 de junho; canceladas por conta das manifestações ocorridas nestes dias, que limitaram a locomoção no Recife.
Algo de bom surgiu depois do interrompimento da mostra. O realizador catarinense Petter Baiestorf liberou ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES ser o filme de encerramento. A estréia de ZOMBIO 2 se deu no último FANTASPOA - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, ocorrido em Maio deste ano. Será exibido também um novo Filme Surpresa ao final da sessão de BANQUETE DE SANGUE, de Herschell Gordon Lewis.
A entrada para o evento continua sendo gratuita, mediante a lotação da Sala João Cardoso Ayres (50 lugares, localizada no mesmo andar do Cinema da Fundação). Segue abaixo a programação do evento com comentários de Osvaldo Neto, curador da mostra.
----------------------------
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA - 22 de Julho
19h - HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO (1968)
Pérola do horror mexicano que ainda continua um tanto desconhecida no Brasil entre os admiradores do gênero, assim como o seu realizador Carlos Enrique Taboada, HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO não investe em bizarrices, 'luchadores' e monstros de borracha, mas sim na construção de uma sombria atmosfera gótica que não fica a dever aos melhores filmes do italiano Mario Bava e as obras primas de Terence Fisher para a Hammer, produtora britânica que revitalizou o cinema de horror nos anos 60. HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO tem o seu foco em um grupo de garotas que investigam estranhos acontecimentos ocorridos no colégio interno do qual elas são estudantes. Refilmagens desnecessárias não são exclusividade de Hollywood e esse filme também ganhou uma delas realizada no seu próprio país de origem em 2008, 40 anos depois do lançamento do longa original.
DVD, legendado em português, 88 minutos.
----------------------------------------
TERÇA-FEIRA - 23 de Julho
19h - BANQUETE DE SANGUE (1963) + FILME SURPRESA
Existe uma infrutífera disputa entre os admiradores do norte-americano Herschell Gordon Lewis e do nosso José Mojica Marins a respeito de qual dos dois seria o maior pioneiro no uso da violência explícita no cinema. Ambos tem a sua fundamental importância e ambos tem uma proposta que se mostra radicalmente contrária a do outro. Enquanto Mojica utiliza-se dela para causar um desconforto psicológico no espectador, Lewis utiliza-se dela para causar um desconforto gerado pelo excesso e pelo - assumido - mau gosto. E foi com BANQUETE DE SANGUE que Lewis e o produtor David F. Friedman escreveram seus nomes na história do Exploitation ao criar o primeiro filme 'Gore' da história, repleto de inépcia, imaginação, diálogos hilariantes, péssimas atuações e muita, mas muita cara de pau. Resumindo: um dos filmes mais obrigatórios da mostra.
DVD, legendado em português, 67 minutos.
-----------------------------------
QUARTA-FEIRA - 24 de Julho
19h - ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES (2013)
Como se já não fosse o bastante chutar o pau da barraca com a exibição de BANQUETE DE SANGUE e O PASTELEIRO, a Mostra Recife Exploitation tem a satisfação de exibir ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES. Trata-se do mais novo atentado contra o bom gosto do catarinense Petter Baiestorf e sua Canibal Filmes.
Na ativa como videomaker desde 1992, Petter é o (ir)responsável por obras como O MONSTRO LEGUME DO ESPAÇO (1995), BLERGH!!!! (1996) e muitos outros títulos produzidos com baixo ou zero orçamento. Desta vez, o realizador contou com a ajuda física e financeira de muitos amigos e fãs ao redor do país para realizar a continuação de ZOMBIO, produzido e lançado em VHS no ano de 1999 e um de seus filmes mais conhecidos internacionalmente. Preparem-se para um verdadeiro festival de sanguinolência, gargalhadas, nudez, putaria e muitas mortes cometidas por zumbis nojentos e podrões no melhor estilo "Spaghetti Zombies". ;-)
DVD, áudio original, 83 minutos.
Redes Sociais