Fundaj promove lançamento da Revista RECIBO, em 29 de julho
LANÇAMENTO E
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
DE RECIBOS COM O ARTISTA
E EDITOR TRAPLEV
29 DE JULHO DE 2013 ÁS 19H
Fundação Joaquim Nabuco – DERBY – RECIFE - PE
A publicação recibo de artes visuais, completa em 2013 onze anos de atividades e celebra o primeiro lançamento oficial de seus últimos números na cidade do Recife onde há dois anos seu editor, o artista Traplev, reside.
Nos últimos anos houve uma produção intensa de recibos pelo Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura e Petrobrás no qual se produziu seis novos recibos (88, 34º, 23, 33, 75 e 67, respectivamente o sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo e décimo primeiro número), com uma tiragem de 10 mil exemplares (de cada número) distribuídos gratuitamente para todas as regiões do Brasil.
Por um motivo se acumulou três edições que saíram no mesmo tempo e que agora serão lançadas na Fundaj, são eles o recibo75, recibo67 e recibo ██.
Os recibos 75 e 67 (produzidos entre 2011 - 2013), são edições do referido Programa Cultura e Pensamento do MinC, e o recibo ██, (produzido entre 2012 – 2013), é uma edição especial com recursos do Edital Conexão Artes Visuais – Funarte, Petrobrás 2012 - 2013. Enquanto nos recibo75 e 67 o formato da publicação é de revista, em papel couchê brilhoso, impressão de 4 cores, com páginas encadernadas, o recibo ██ apresenta uma proposta que expande a prática editorial, repensando sua edição, modificando seu formato, repensando o modo dos convites e recontextualizando a meta. Em um formato de caixa-capa-box, recibo ██, reúne uma espécie de múltiplo de 10 artistas em diferentes materiais.
Nos recibos 75 e 67, o projeto editorial dos dois números é de Traplev e conta com vários artistas convidados. O recibo 75 tem o foco em questões da ordem da produção crítica através de projetos e trabalhos impressos, com a colaboração de diversos artistas de continentes diferentes, entre os artistas brasileiros estão: Marcelo Cidade, C.L. Salvaro, Jorge Menna Barreto, Alexandre Vogler, entre outros e, dentre os artistas internacionais a dupla de artistas romenas Anetta Mona Chişa & Lucia Tkáčová e a artista espanhola Luz Broto entre outros.
Já o recibo 67 foi realizado pensando em uma espécie de homenagem referenciando o curador americano Seth Siegelaub que veio a falecer a pouco tempo e conta com intervenções específicas de 7 artistas - Fabio Morais, Sara Ramos, Daniel Steegmann, Daniel Acosta, Laercio Redondo, Tatiana Ferraz e Traplev e de uma curadora e crítica de arte franco alemã Estelle Nabeyrat.
Para o lançamento, Traplev fará uma apresentação e uma conversa sobre essas últimas edições e também disponibilizará outros números de recibo para as pessoas completarem sua coleção.
O quê: Lançamento e distribuição gratuita de recibos com o artista e editor Traplev
Onde: Fundação Joaquim Nabuco - Rua Henrique Dias 609, Derby. Sala Aloísio Magalhães.
Quando: 29 de julho de 2013, ás 19h.
Redes Sociais