Canne empossa novo Conselho Consultivo
Na última sexta-feira, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Prof. Dr. Fernando José Freire, promoveu coletiva de imprensa para anunciar a renovação do conselho consultivo do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). O novo conselho deve fortalecer substancialmente a cadeia audiovisual nas Regiões Norte e Nordeste. A posse dos conselheiros aconteceu com a presença "virtual" do Secretário do Audiovisual Nacional (SAV), Leopoldo Nunes, através de videoconferência, mas contou com a participação presencial dos demais conselheiros e suplentes, incluindo o atual gerente do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), o cineasta Roberval Duarte.
"O Conselho Consultivo do Canne deixa de contemplar pessoas para ter representações institucionais, com sete instituições compondo o conselho. São três instituições públicas e quatro da sociedade civil", explicou Silvana Meireles, diretora de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA/Fundaj). Juntas, as instituições que compõem o Conselho vão definir novas regras de gestão do Canne, assim como ampliar os cursos de capacitação e aprimoramento no campo do audiovisual.
Da representação pública, fazem parte do conselho consultivo a Fundaj, a Secretaria do Audiovisual, os Institutos Federais (do Rio Grande do Norte e de Pernambuco), e o Fórum de Secretários do Norte-Nordeste, sendo esta última região a titular da função enquanto durar os dois anos de mandato dessa gestão que é, à propósito, presidida pelo próprio Leopoldo Nunes. Na esfera da sociedade civil, estão presentes a Associação dos Produtores de Cinema do Norte Nordeste (APCNN), a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e o Fórum Brasileiro de Cinema (Forcine).
"A presença da Forcine no conselho, com seu histórico de atuação na educação", diz Meireles, "reforça a vocação no campo da formação do Canne". Sobre o convite para presidir o conselho, Leopoldo Nunes diz-se honrado. "É um grupo bastante representativo e o Canne ganhou proporções muito grande. Tornou-se um ponto de referência no Norte/Nordeste e funciona bem pelo seu potencial transformador da política cultural", comentou pelo vídeo.
O conselho anterior funcionou até 2010 e, por uma série de questões que envolveram transições políticas - acentuada inclusive com a morte do anterior presidente do CTAv, Gustavo Dahl - não havia sido renovada até o presente momento, quando sofreu esta reformulação.
Na primeira sessão, logo após a posse, o Conselho deliberou que o próximo encontro será realizado em Roraima, para reforçar o caráter itinerante de atuação do Canne. Outros pontos de pauta da próxima reunião são a readequação do regimento estatutário do Canne e o mapeamento da cadeia audiovisual por Estado, para identificar produtores e realizadores, assim como suas carências no campo audiovisual. Leopoldo elogiou a iniciativa, que partiu do presidente da Fundaj: "Fico feliz com a proposta itinerante das próximas reuniões, pois esse tipo de iniciativa aproxima os realizadores e desperta o interesse de toda a cadeia audiovisual em cada localidade", disse Nunes. "A Fundaj é absolutamente estratégica para difundir as ações de capacitação audiovisual nas Regiões Norte e Nordeste", completou Nunes.
O presidente da Fundaj, Prof. Dr. Fernando José Freire, comemorou várias conquistas recentes da instituição para fortalecer o setor audiovisual, como a modernização dos equipamentos do Cinema da Fundação, essa posse do Conselho Consultivo do Canne e o projeto de implantação de uma sala de exibição no campus Casa Forte (com a tela já adquirida e agora em fase de projeto arquitetônico), prevista para entrar em funcionamento em menos de um ano.
Redes Sociais