Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Editora Massangana lança livro e faz forró
Início do conteúdo da página

Editora Massangana lança livro e faz forró

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2013, 16h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 2457



O lançamento do livro "Na Batida do Baião, no Balanço do Forró", da antropóloga Mundicarmo Ferretti, no dia 16 de maio, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, foi um grande encontro de forrozeiros, estudiosos e interessados na cultura musical nordestina e, particularmente, nas produções e parcerias que se imortalizaram na voz de Luiz Gonzaga. O livro foi editado pela Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco.

Mundicarmo

Dando um toque de inovação, a sessão de autógrafos foi precedida pela transmissão ao vivo do programa Forró, Verso & Viola, sob o comando de Ivan Ferraz e nas ondas da Rádio Universitária. Com lotação esgotada, houve um grande desfile de intérpretes do forró cantando Luiz Gonzaaga,, além de momentos de declamação de poesia, recriando o clima dos antigos programas de auditório, com intensa participação do público em interação com os artistas.

programa

Na abertura, Ivan Ferraz levantou a taça e iniciou o canto, passando a bola ao assessor de comunicação da Fundaj, Marcelo Mário de Melo, que fez a leitura de um poema de cordel em homenagem a Gonzaga.  Em seguida vieram as falas do presidente da Fundaj, Fernando Freire, da escritora Mundicarmo Ferreti e do escritor Paulo Gustavo, coordenador da Editora Massangana. Na coordenação do programa, fazendo tabelinha com Ivan Ferraz, atuou Edson Bezerra, profissional de relações publicas e cerimonialista da Fundaj.

marcelo

Apresentaram-se Ronaldo Aboiador, Marzinho de Arcoverde, Ricardo Nunes, Josildo Sá, Rogério Rangel, Lurdinha Oliveira, Novinho da Paraíba, Júnior Vieira, Nádia Maia, Nelsinho, Marcondes Oliveira (servidor da Fundaj), Renato Santos com o Trio K-Xote, com uma bancada de alunos do curso de Turismo da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda, do qual é coordenador. Com a sua banda, o sanfoneiro, compositor e cantor Berto Ortiz acompanhou todos os artistas e também cantou.

novinho

Contagiado pelo calor do evento, o ator e comunicador José Mário Austregésilo, que se apresenta logo depois de  Ivan Ferraz na programação da Rádio Universitária, subiu no palco, homenageou Luiz Gonzaga e a escritora Mundicarmo Ferrretti e anuciou que cedia o seu horário para o prolongamento da festa.

austragesilo

Quando o forró esquentou,começou o arrasta-pé no salão, liderado pela dupla de dançarinos Américo e Albanita e Nildo Bonequeiro com a sua boneca. Completando a programação foi servida uma ceia junina, que contou com o apoio da Pitu e da Boticelli, com batida e vinho.

bonequeiro

O programa será editado numa versão compacta e oportunamente disponibilizado no site da Fundaj.

 

O MUNDO DE SEU LUIZ

Marcelo Mário de Melo


Luiz Gonzaga cantou

com sentimento e beleza

todas as coisas da vida

de alegria e tristeza

como quem serve a comida

para todos numa mesa.

 

Suas músicas retratam

amor dor e esperança

as palhaçadas da vida

a plantação a festança

as cavalgadas no mato

os sapateios da dança.

 

Pernambucano matuto

mostrou com brilho e com gana

a força da sua voz

e o floreio da sanfona

por que é uma grande estrela

da arte brasiliana.

 

Com as antenas no povo

criações sempre constantes

shows nas ruas mil viagens

olho  nas coisas andantes

Seu Luiz sempre na onda

encantando os circunstantes.

 

Ele foi mais ele fica

nas canções que nos deixou.

Diamantes de cultura

no Nordeste lapidou

com a força da sua luz

que nunca se apagou.


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.