Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Minicurso de fotografia da Fundaj capacitou estudantes e servidores
Início do conteúdo da página

Minicurso de fotografia da Fundaj capacitou estudantes e servidores

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2013, 16h39 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 1806

:: Max Felipe

Ascom/Fundaj 

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor), realizou o minicurso intitulado “Fotografia: de objeto de estudo a forma de registro”, somando 9h. As aulas foram ministradas pelo professor Dr. Carlos Blaya, da Universidade Federal de Santa Maria,nos dias 26 e 27 de fevereiro, na Fundaj Derby.

A Fundação contou com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que encaminhou ao minicurso os estudantes do curso de Biblioteconomia e mestrandos em Ciência da Informação. Servidores da Fundaj também participaram.

Os conceitos teóricos das aulas do professor Blaya são o resultado de vinte anos de pesquisa acadêmica. A partir da frase “momento decisivo”, Blaya, foi passando diversas dicas do pai do fotojornalismo, Henri Cartier Bresson, francês, que é uma referência mundial.

O minicurso sintetizou a História da Fotografia Mundial enfatizando Joseph-Nicéphore Niepce, primeiro fotógrafo, que em 1826 registrou com uma câmera fotográfica em madeira, com diafragma, a primeira fotografia sobre uma placa de metal (estanho), em Betume da Judéia; Louis Jacques Mandé Daguerre, que em 1835 descobriu o daguerreótipo; William Henry Fox Talbot, pioneiro no processo negativo e positivo.

Também foram estudados Hercules Florence, primeiro a utilizar o termo “fotografia” que vem do grego, foto = luz e grafia = escrita; André-Adolphe Disdéri; Gaspar Félix Tournachon; e George Eastman, fundador da Kodak. 

O professor Blaya destacou os conceitos técnicos, como diafragma, filtros, perspectivas, microfilmagem e enquadramento. Para ilustrar a aula, a historiadora e servidora da Fundaj, Betty Lacerda Malta, que é filha de Alcir Lacerda, fotógrafo e homenageado do carnaval 2013 do Recife, compartilhou sua experiência de fazer um daguerreótipo. Ela participou em 2012 de uma oficina de daguerreotepia no Recife.

Daiane de Souza, 23, estudante do curso de Biblioteconomia da UFPE, revelou que o minicurso tem ligações com sua carreira. “Na faculdade tenho uma disciplina que é História e Registro do Conhecimento”, afirmou.

:: Veja Galeria de Fotos do Curso.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.