Folia de Bois de Arcoverde foi a atração da Turma da Jaqueira Segurando o Talo

Troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo homenageia presidente da Fundaj e personalidades de Pernambuco. Folia foi marcada com a presença dos bois de Arcoverde e muito frevo.
Ao som de muito frevo, debaixo das jaqueiras do bairro de Casa Forte, em Recife, os bois de Arcoverde, município de Pernambuco, Sertão do Moxotó, foram o diferencial deste ano no 29º desfile da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, a troça carnavalesca criada pelos servidores da Fundação Joaquim Nabuco. A Orquestra Só Mulheres marcou presença, assim como os bonecos gigantes de Gilberto Freyre, Nelson Ferreira, Fernando Freyre e Manoel Cavalcanti (Manoelzinho, servidor aposentado da Fundaj) mostravam talento na dança de origem pernambucana. A concentração da agremiação começou a partir das 10h, no sábado (02.02), na entrada do edifício Paulo Guerra, sede da Fundaj.
Logo cedo, os convidados foram recebidos com um café-da-manhã tipicamente nordestino, com sucos típicos, cuscuz com charque e sarapatel. Para esquentar os pés, a orquestra Interativa do Frevo sob a regência do maestro Wilton Ferreira. O clima ficou eufórico com a presença do Rei Momo da cidade do Recife, Ivanildo Plínio, e da Rainha do Carnaval, Patrícia Fernandes.
A diretoria da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, representada pelo presidente da agremiação, Edson Bezerra, prestou homenagem póstuma em memória da servidora Alice Cunha Teixeira, integrante da diretoria, falecida recentemente. Em seguida, Edson Bezerra – presidente da troça desde 2003 – homenageou várias personalidades.
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire foi um dos 15 homenageados.“É um bloco tradicional e hoje a gente conta com os arcoverdenses por aqui. Isso me deixa mais feliz ainda porque sou de Arcoverde. (...) A Fundação é viva quando está assim, bem movimentada. A Fundaj está se alinhando à estruturação de Educação. Isso tem empolgado as pessoas”, contou Fernando José Freyre, presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Na Avenida 17 de Agosto, em frente à Fundaj, cinco trios elétricos e a frevioca seguiram animando os foliões. Entre as atrações estavam: trio Mania de Brasileiro e a banda Nona Madeira; trio Status e MC Sheldon; Trio Balada e Banda Luará; trio Bacana e a banda Beleza Pura. O 11º Batalhão de Polícia Militar de Casa Forte disponibilizou mais de 250 policiais, que garantiram a segurança e tranqüilidade da festa.
A Turma da Jaqueira Segurando o Talo já é tradição em Recife. "Desde sua criação, os moradores dos bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Casa Amarela, Monteiro, Alto do Mandu, Alto de Santa Isabel, Apipucos, Dois Irmãos e adjacências, fizeram dos desfiles da troça carnavalesca Turma da Jaqueira Segurando o Talo, a maior festa de Carnaval da Zona Norte do Recife", destacou Edson Bezerra, presidente da troça.
O percurso da Turma da Jaqueira terminou no bairro de Apipucos, às 16h30.
Talo desfilará novamente na Semana Pré-carnavalesca do Recife

A Troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo participa da Semana Pré-carnavalesca do Recife, esta quinta-feira (07.02). Para os interessados, a agremiação começa às 19h, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, Recife - PE.
Entre as atrações estão:
#Orquestra Interativo do Frevo sob a coordenação do maestro Wilton Ferreira.
#Bloco Largatos e Borboletas, fundado em 2003.
História da Turma da Jaqueira Segurando o Talo
Um grupo de funcionários da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que habitualmente se reuniam na sombra de uma frondosa jaqueira ao lado do Museu do Homem do Nordeste (MHNE), em Casa Forte, resolveram fundar em 1984, uma agremiação carnavalesca para contribuir com o resgate dos festejos de Momo da Zona Norte do Recife.
O primeiro presidente da troça, Manoel Cavalcanti, conhecido por Manoelzinho, presidiu durante 18 anos. “O nome é Turma da Jaqueira Segurando o Talo porque os motoristas da Fundaj se reuniam em baixo da Jaqueira. Eles discutiam diversos assuntos. A primeira troça da Turma da Jaqueira iniciou com a participação de 80 pessoas. Inicialmente, era só um trio elétrico e a frevioca. Hoje aumentou bastante. Eu fico feliz por ter um boneco em minha homenagem ao lado de Gilberto Freyre, Nelson Ferreira e Fernando Freyre”, contou Manoelzinho, que é advogado e procurador federal. Cavalcanti trabalhou durante 30 anos no setor jurídico da Fundaj.
A segunda presidente da Turma da Jaqueira Segurando o Talo foi Mércia Bezerra, advogada e procuradora federal. Hoje, o atual presidente é o jornalista Edson Bezerra.
Opinião dos convidados:
“Estamos aqui em Casa Forte, há 29 anos, levando alegria a população local. O Segurando Talo tornou-se um destaque. Realmente, uma das maiores animações das prévias carnavalescas do Recife. Nós estamos honrados com a comemoração desse público que vem trazendo alegria e levando com que nosso carnaval continue sendo o melhor”.
Renato Phaelante, apresentador do programa Memórias de Nossa Gente (rádio Universitária FM).
“Hoje Arcoverde tem um carnaval bom. E foi alavancado com a folia ao boi, trazendo para cá uma pequena mostra da folia dos bois. São três bois curtindo aqui. Um deles é o maracatu, campeão do carnaval de Recife e Arcoverde”.
Albérico Pacheco, secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde.
“A satisfação é muito grande porque já é um bloco tradicional aqui na cidade do Recife”.
Ivanildo Plínio, Rei Momo da cidade do Recife.
“É prazeroso, fico muito feliz porque faço parte do carnaval”.
Patrícia Fernandes, rainha do carnaval da cidade do Recife.
“Esse troféu aqui não é da prefeita de Arcoverde e sim do povo. A nossa grande cultura de bois está aqui presente para prestigiar a Turma da Jaqueira Segurando o Talo”.
Maria Madalena de Brito (PTB), prefeita de Arcoverde.
“É uma honra está aqui. Uma maravilha. Há mais de 10 anos conheço essa troça. É inexplicável”.
Andrea Melo da Silva, uma apaixonada pelo carnaval de Pernambuco.
“Isso me dá mais coragem, como deputado estadual, para trabalhar a cultura pernambucana”.
Júlio Brito (PTB), deputado estadual.
“Quero dizer em curtas e rápidas palavras que para mim isso envaidece muito. Em nome do povo de Arcoverde, podemos representar e fazer sentimento do povo pernambucano pela nossa grande cultura”.
José Cavalcanti Alves, médico e ex-prefeito de Arcoverde.
Homenageados da Turma da Jaqueira Segurando o Talo
1º homenageado:
Renato Phaelante
Produtor, radialista e apresentador do programa Memórias de Nossa Gente, na Rádio Universitária FM (UFPE), apresentador há mais de 30 anos.
Ex-coordenador geral da fonoteca da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e integrante da diretoria da troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo.
2º homenageado:
Leda Alves
Secretária de Cultura da cidade do Recife
3º homenageado:
Wilton Brito
Vereador do Recife (PHS)
4º homenageado:
Pe. José Edwaldo Gomes
(pároco da matriz de Casa Forte)
5º homenageado:
Albérico Pacheco
Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde
6º homenageado:
Fernando Freire
Presidente da Fundaj
7º homenageado:
Júlio Cavalcanti
Deputado estadual (PTB)
8º homenageado:
Isabela Fregapane
Gerente de Marketing e Eventos da Schincariol
*Representada por Renata Azevedo
9º homenageado:
Maria Madalena de Brito
Prefeita de Arcoverde (PTB)
10º homenageado:
José Cavalcanti Alves
Médico e ex-prefeito de Arcoverde
11º homenageado:
Ana Cristina Valadão Cavalcanti
Secretária de Esportes do Governo do Estado
12º homenageado:
Jô Mazzarolo
Diretora de Jornalismo da TV Globo Nordeste
13º homenageado:
Ubirajara Tavares de Melo
Professor e diretor da Universidade Salgado de Oliveira, campi Recife.
14º homenageado:
Luís Cleodom Valença (Bode)
Fundação de Cultura da Cidade do Recife
15º homenageado:
Liga dos Bois de Arcoverde
Redes Sociais