Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Pesquisa Escolar Online agora também em Espanhol
Início do conteúdo da página

Pesquisa Escolar Online agora também em Espanhol

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2013, 08h28 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 2986

 

Com mais de 770 textos em português e 400 textos na língua inglesa (http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar_en/) acessíveis no portal da Fundaj, o Pesquisa Escolar oferece mais um serviço aos seus usuários. Acabam de ser disponibilizados textos também em espanhol (http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar_es/).

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e incentivar a pesquisa, o projeto fornece informações sobre diversos temas socioculturais e históricos brasileiros, especialmente das regiões Norte e Nordeste do País, contabilizando mais de três milhões de acessos. Baseadas em alguns dos seus textos sobre manifestações e práticas da cultura popular, estão disponíveis, ainda, doze Atividades Pedagógicas voltadas para alunos e professores do Ensino Fundamental http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=836&Itemid=219).

 

O PROJETO

Criado em abril de 2002, Pesquisa Escolar Online (http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/) é uma atividade realizada pela Biblioteca Central Blanche Knopf, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que disponibiliza textos sintéticos e de caráter didático sobre personalidades e temas históricos e socioculturais brasileiros, especialmente relativos às Regiões Norte e Nordeste do país. Destinado prioritariamente a alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio, tem como principais objetivos facilitar o acesso à informação, democratizando-a por meio da prestação de um serviço virtual à sociedade; incentivar a pesquisa por meio de links indicados nos textos, possibilitando um conhecimento mais abrangente de temas e ela relacionados; e fornecer orientações básicas para elaboração de referências bibliográficas das fontes documentais  consultadas (http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=778&Itemid=1), questão pouco trabalhada, quer com os alunos da rede pública, quer com os da rede privada de ensino no Brasil.

Na última década, intensificou-se a prática da pesquisa escolar feita a partir da utilização de fontes de informações disponíveis na Internet. Essa prática, adotada por estudantes de todas as regiões geográficas e de todos os níveis de ensino no País e do mundo, coloca o aluno em contato com as infinitas possibilidades de informação. Entretanto, grande parte desse conteúdo informacional é superficial e, muitas vezes, inexiste o compromisso com a qualidade científica e histórica, de que resulta em prejuízo para o aprendizado. Uma das grandes contribuições do Pesquisa Escolar Online reside exatamente na credibilidade adquirida junto aos usuários por divulgar informações confiáveis e citar as fontes de pesquisa consultadas.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.