Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Divulgado o resultado da 9ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira
Início do conteúdo da página

Divulgado o resultado da 9ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2012, 14h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 3856

O Concurso de Roteiros Rucker Vieira, ação de política pública de incentivo à produção audiovisual consolidada há quase uma década na Fundação Joaquim Nabuco, chega a sua 9ª edição, com o co-patrocínio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), aumentando de dois para três selecionados no certame, que tem abragência nacional. Este ano, a temática foi NORDESTE EMERGENTES, abarcando as configurações de Nordeste que gerem a reflexão sobre novos modos de vida nordestinos, residentes ou não em suas terras nativas; que instiguem a sociedade brasileira a pensar a identidade nordestina em contextos diversos, complexos, urbanos e rurais; que apresentem situações onde se perceba a existência, a convivência e/ou as contradições entre o tradicional e o contemporâneo, o que está submergindo e o que emerge, o que está em transformação, o que não é percebido, o tecnológico e o artesanal, enfim, situações que sejam uma provocação ao livre pensar e que apresentem exemplos de realidades múltiplas e híbridas, que já não cabem mais em antigos estereótipos sobre o Nordeste e as pessoas nascidas na Região.

Este ano a premiação contempla três projetos, distribuindo R$ 80 mil para cada, totalizando R$ 240 mil brutos em prêmios. Sagraram-se vencedoras as roteiristsa/diretoras Julia De Simone (RJ), com o roteiro "ARACATI"; Andréia de Arruda Ferraz (PE), com o trabalho "CANAVIEIROS"; e Larissa Figueiredo Mendes (DF), com a obra "O TOURO".

Os 71 projetos inscritos foram julgados em 20 de novembro de 2012 e anunciados publicamente em coletiva de imprensa realizada em 29 de novembro de 2012, no campus Derby da Fundação Joaquim Nabuco, pela diretora de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca/Fundaj), Silvana Meireles; a coordenadora-geral da Massangana Multimídia/Fundaj, Cynthia Falcão; e o gerente de Comunicação da Chesf, Fernando Félix. 

"Destacamos a longevidade do prêmio, que aos nove anos consolida o papel difusor da Fundação Joaquim Nabuco, através de políticas públicas que fortalecem a cultura regional", disse a diretora Silvana Meireles. Cynthia Falcão ressaltou a qualidade e diversidade dos trabalhos inscritos e também da comissão julgadora: "foram 71 projetos de todas as regiões do Brasil. Foi uma surpresa perceber que nesta edição tivemos três vencedoras, duas delas de fora da Região Nordeste". Fernando Félix comentou sobre a responsabilidade social da Chesf em patrocinar iniciativas desse tipo, e tem esperança na continuidade da parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. "Este patrocínio, sem o incentivo da Lei Rouanet, é o nosso exemplo para que outras empresas do setor energético brasileiro possam fortaceler a cultura do Brasil, com ações de responsabilidade social", disse Félix.

Comissão Julgadora da 9ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira:

Amanda Mansur Costódio Nogueira (doutoranda do Programa da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, autora do livro "O Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco: a questão do estilo" e também diretora, produtora e continuista da área audiovisual).
Mário Henrique Costa Borgneth (diretor, roteirista e produtor de documentários; coordenador, consultor e analista de projetos e programas audiovisuais para televisões, instituições públicas e privadas).
Marília Rocha de Siqueira (mestre em Comunicação Social e cineasta) 
Berenice Isabel Mendes Bezerra (gerente executiva de Parcerias e Licenciamentos da TV Brasil/EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, parceira da Fundação Joaquim Nabuco na realização e difusão do Concurso de Roteiros Rucker Vieira).
Maria de Fátima Accetti Resende (pós-graduada em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa/Portugal; analista em C&T, roteirista e diretora de documentários da Massangana Multimídia/Fundaj) 

 

BREVE RESUMO DOS ROTEIROS CONTEMPLADOS:

:: ARACATI (Julia De Simone (RJ). 

Trata-se de um documentário que refaz a trajetória do vento Aracati, que passa todos os dias no mesmo horário em grande parte do Estado do Ceará e habita o imaginário local. A proposta é de uma viagem espaço-temporal pelo Estado, partindo do sertão em direção ao litoral. Se aproximando de uma proposta de modernidade, enquanto captura as transformações das relações dos moradores com o vento, cada vez mais mediadas pela urbanização e novas tecnologias. 

:: CANAVIEIROS (Andréia de Arruda Ferraz (PE).

Aborda a transição histórica em curso no Distrito Industrial e Portuário de Suape, onde milhares de trabalhadores migram do corte da cana-de-açúcar para a indústria. Mais do qeu o simples registro desse crescimento econômico e social, o documentário observa de que forma o desenvolvimento anunciado se reflete na vida das pessoas daquela região.

:: O TOURO (Larissa Figueiredo Mendes (DF).

É um filme que permeia o universo mítico do sebastianismo luso-brasileiro, através do trabalho direto com os habitantes da Ilha dos Lençóis, no Maranhão, documentando encontros cotidianos, crenças e costumes. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.