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Projeto-piloto CURTA O CIRCUITO DA FUNDAJ trouxe 515 estudantes e educadores à Fundaj

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2012, 17h07 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h15 | Acessos: 1240

A Fundação Joaquim Nabuco promove, em 27 de novembro, às 15h, a culminância do projeto-piloto CURTA O CIRCUITO DA FUNDAJ, que neste segundo semestre literalmente abriu as portas do Engenho Massangana, Museu do Homem do Nordeste, Galeria Vicente do Rego Monteiro e Cinema da Fundação para professores e alunos de escolas públicas municipais da Região Metropolitana do Recife. No dia 27, todos os professores e alunos participantes (515 no total) estarão na Fundaj Casa Forte para demonstrar trabalhos produzidos a partir das suas impressões sobre as visitas, em diversas formas de expressão como xilogravuras, desenhos, cartazes, gibis e redações. Na ocasião a Fundaj promoverá oficinas artísticas e o presidente Fernando José Freire anunciará a ampliação do projeto, em 2013, que passará a ser uma atividade permanente da Fundaj. Este foi o compromisso assumido junto ao Ministério da Educação, para que a Fundação Joaquim Nabuco possa efetivamente usar todo o seu know-how para alavancar o Ensino Fundamental e Médio, à luz das diretrizes do Plano Nacional de Educação. 

O embrião do projeto surgiu em maio deste ano, quando o Prof. Dr. Fernando José Freire apresentou aos secretários municipais de Educação da RMR a proposta do Curta o Circuito da Fundaj. Dessa reunião inicial, com secretários e gestores de educação da RMR, foi construída uma proposta coletiva para escolher o público-alvo (alunos e professores do 6º ano, oriundos de escolas com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, e com maioria de estudantes contemplados no Bolsa-Família). Estatísticas comprovam ser esta a série onde ocorre a maior evasão escolar do Ensino Básico. 

As visitações começaram já a partir de agosto, após o início das aulas. Para cada escola, a Fundaj ofereceu apoio logístico de dois ônibus próprios, adquiridos pelo Ministério da Educação exclusivamente para este fim. Já foram contempladas 13 escolas de 8 municípios da RMR (Araçoiaba, Jaboatão, Recife, Paulista, São Lourenço da Mata, Olinda, Moreno e Cabo), totalizando 515 alunos e 35 professores neste segundo semestre de 2012. Além das visitações aos espaços museais da Fundaj (Engenho, Museu e Galeria/Cinema), a Fundaj promoveu também encontros com os educadores, para que o projeto fosse avaliado e debatido pelos docentes, para utilização em sala de aula. Por exemplo: no Engenho foram trabalhadas as questões do abolicionismo; na galeria Vicente do Rego Monteiro, os docentes tiveram uma oficina de curadoria.

:: Serviço:

O Que: Culminância do Projeto-piloto CURTA O CIRCUITO DA FUNDAJ, de visitação mediada aos campi da Fundaj Casa Forte, Fundaj Derby e Engenho Massangana
Quando: Terça-feira, 27 de novembro de 2012, às 15h

Onde: Fundaj Casa Forte (Avenida Dezessete de Agosto, 2187)

 

:: Saiba mais sobre o projeto CURTA O CIRCUITO DA FUNDAÇÃO

 

O QUE É O CURTA O CIRCUITO DA FUNDAÇÃO?

É uma ação educativa da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – MECA, voltada para professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas do Recife e Região Metropolitana, que não atingiram nota 3,0 no IDEB e que têm, na maioria de seus alunos, beneficiários do Programa Bolsa Família. O projeto tem como função propiciar uma visitação integrada os espaços culturais da Fundação Joaquim Nabuco - Museu do Homem do Nordeste, Engenho Massangana e Cinema da Fundação. Portanto, o Curta o Circuito visa oportunizar que alunos e professores, a partir da vivência do circuito, possam contribuir para a realização de uma prática educativa mais atenta e inserida na vida social das pessoas.

 

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROJETO?

  • Aproximar os professores atendidos dos espaços expositivos e interativos da Fundaj, propiciando uma parceria eficaz entre educação formal e não-formal;
  • Contribuir para fortalecer espaços de diálogo entre a Fundação e o público escolar, inclusive com a abertura/escuta da instituição à fala crítica desse público;
  • Discutir conceitos como: nordeste, região, homem, passado, futuro, preservação, museu, arte, memória etc.

OS ESPAÇOS

O Museu:

O Museu do Homem do Nordeste, fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre, tem um acervo rico e diversificado, com cerca de 15.000 peças, heranças culturais da formação da nossa sociedade, constituindo-se em um dos mais importantes museus antropológicos do Brasil. O MUHNE constitui referência na museologia contemporânea por sua atuação na área educativo-cultural, consolidando cada vez mais sua integração com a sociedade, especialmente com escolas, universidades, instituições governamentais e não-governamentais, agentes culturais, dentre outros. Para os visitantes, o Museu constitui oportunidade rara para descobrir, questionar e construir, através de registros museológicos, o Homem do Nordeste.

O Engenho Massangana:

Conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa-Grande e Capela de São Mateus em uma área de dez hectares, o Engenho Massangana está localizado no Cabo de Santo Agostinho, no Estado de Pernambuco. Tombado em nível estadual como Parque Nacional da Abolição, Massangana foi o lugar onde o ilustre pernambucano Joaquim Nabuco viveu durante a infância e é por ele referenciado como o local onde construiu a base de seus ideais abolicionistas. Através de um programa educativo, temas como o legado do pensamento de Joaquim Nabuco, a escravidão e as lutas libertárias, a cultura afro-brasileira e a economia canavieira são abordados, buscando contribuir para a produção de novos conhecimentos, fortalecimento da consciência patrimonial e da identidade cultural. 

O Cinema da Fundação:

A Sala José Carlos Cavalcanti Borges, no Derby, é a casa do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, ou apenas Cinema da Fundação, localizado no prédio da instituição.

 

OS RELATOS:

“Gostei de ver a moenda, pois eu nunca tinha visto uma antes. E também de ver no filme o carro de boi, pois lá no engenho a gente não tem, lá só tem caminhão para levar a cana.” Stephani, 10 anos, durante visita ao Engenho Massangana.

“O projeto proporcionou não só aos alunos a possibilidade de conhecer espaços maravilhosos, mas aos professores também. Um exemplo é o Museu, tão rico em informações e cultura.” Professora Cristina durante visita ao Museu do Homem do Nordeste.

“Gostaria de agradecer pela oportunidade e parabenizar pelo espaço, organização e mediação, sugerindo que ocorram mais momentos como este, capazes de melhorar a educação de nossos alunos.” Professor Paulo Fernando durante vista ao Cinema da Fundação.

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