Dirigentes das Escolas de Governo da União reúnem-se na ENAP
Dirigentes das Escolas de Governo da União reúnem-se na ENAP
Encontro buscou consolidar a atuação do Sistema de Escolas de Governo da União
Na tarde do dia 13 de novembro de 2012 a ENAP recebeu e participou de mais um encontro do Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU). Este encontro teve por objetivo debater pontos que irão compor o Plano de Trabalho 2013 e proceder à assinatura do Protocolo de Intenções.
Durante o encontro, conduzido pelo presidente da ENAP, Paulo Carvalho, e que contou com a presença de dirigentes de dez escolas de governo, o grupo discutiu três blocos de sugestões para o Plano de Trabalho 2013: Cooperação e Intercâmbio de oferta formativa; Ações e Projetos de Integração; e Aspectos Organizativos.
No bloco relativo à cooperação e intercâmbio de oferta formativa, o grupo acordou em disponibilizar vagas em seus eventos formativos (programas, cursos e capacitações) para oferta às demais escolas-membros do Sistema, atendendo seus públicos interno e externo. Foi pactuado que será definido posteriormente, em plataforma virtual, percentual de vagas a serem ofertadas. Ainda neste bloco, foi debatida a possibilidade da criação de um programa de capacitação comum às Escolas do SEGU, no qual devem ser beneficiados alunos indicados pelas Escolas participantes. O grupo concordou, ainda, em realizar levantamento de informações relacionadas a redes e articulações institucionais de escolas de governo estrangeiras, a fim de promover maior fortalecimento da atuação do Sistema.
Na discussão relativa às ações e projetos de integração entre as escolas de governo foi discutida a possibilidade de o grupo elaborar e disponibilizar conjuntamente conteúdos de eventos de capacitação, em caráter piloto. Como sugestão, estes encaminhamentos serão iniciados após esclarecimentos quanto aos direitos autorais dos criadores das disciplinas. Foi decidido que o SEGU compartilhará metodologias e tecnologias educacionais, além de recursos logísticos e humanos.
As propostas do documento inicial que sugeriam seis reuniões ordinárias do SEGU, bem como reuniões específicas com grupos de trabalho para tratamento dos temas discutidos foram mantidas no bloco dos aspectos organizativos do grupo.
Sugestões das Escolas de Governo
Durante toda a tarde os representantes das Escolas de Governo apresentaram sugestões com foco na consolidação do Plano de Trabalho 2013 e decidiram que haverá, em janeiro próximo, um novo encontro do grupo. Na ocasião será apresentado, em forma de seminário, o perfil de cada escola, campo de atuação, intenções futuras, bem como o público-alvo. Essa ação terá o objetivo de promover maior interação entre as escolas com foco no fechamento definitivo do Plano de Trabalho previsto para o ano que vem.
Outra sugestão foi a adequação do Espaço Virtual de Relacionamentos do SEGU, atualmente hospedado em plataforma da ENAP, com acesso a um grupo de trabalho específico, o qual possibilite a divulgação das vagas em cursos promovidos pelas Escolas do Sistema. Esse “mural virtual” funcionaria como forma de comunicação entre as instituições, a fim de promover o intercâmbio em eventos formativos das Escolas.
Em face da necessidade de disseminação de conteúdo entre os alunos das Escolas de Governo, sugeriu-se a criação de documento padrão de cessão de uso relativo aos direitos autorais dos materiais desenvolvidos para cursos e capacitações ministrados pelas Escolas.
Protocolo de Intenções
Ao final da reunião, o Protocolo de Intenções foi assinado com adesão inicial de oito das 13 instituições que integram o Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), permitindo, a qualquer tempo, a inclusão de outras escolas federais como signatárias. Ademais, o documento formaliza o interesse em realizar ações conjuntas para promover o fortalecimento das atividades de desenvolvimento de agentes públicos, orientadas à melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, sobretudo por meio de cooperação e intercâmbio de ofertas formativas e realização de projetos de integração entre as escolas de governo.
Além do presidente da ENAP, estiveram presentes no encontro o Presidente da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Alexandre Mota; a Diretora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Denise Britz; Mônica Monteiro, assessora institucional da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Juliana Neiva (Diretora), Filipo Bruno e Nélida Araújo, representantes da Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU); Benjamin Lima Júnior, Diretor da primeira diretoria de desenvolvimento de competências do Instituto Serzedello Corrêa (ISC); a Gerente Executiva da Universidade do Banco Central (UniBacen), Juliana Mozachi Barral; representantes da Escola da Agência Brasileira de Inteligência (ESINT/ABIN), Geraldo Fragoso Júnior e Maria Inez de Souza. Também estiveram presentes Karla Osório Netto, Coordenadora da Escola de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e os representantes da Academia Nacional de Polícia do Departamento da Polícia Federal (ANP/DPF), Marco Antônio Ribeiro Coura (Diretor), Sandro Dezan e Gilson Diana.
Redes Sociais